Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Textos de docente da Univates recebem selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil por contribuições à área

Por Lucas George Wendt

Postado em 25/10/2024 16:24:00


Compartilhe

A docente da Universidade do Vale do Taquari - Univates Rosiene Almeida Souza Haetinger teve dois textos reconhecidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com o Selo Altamente Recomendável. Os textos de Haetinger fazem parte de dois livros que foram contemplados na categoria Teórica do Selo, destacando a importância da pesquisa e do ensino na literatura infantil e juvenil.

Os livros em questão são Literatura infantil e juvenil: desvios criativos, diversidade e emancipação em processo (editora Pontes), organizado pelos professores Fabiano Tadeu Grazioli e Rosemar Coenga, e Literatura infantil e juvenil em diálogo com outras artes (editora Mercado de Letras), organizado por Eliane Galvão, Diana Navas e Maurício Silva. No primeiro volume, Haetinger contribuiu com o capítulo "Experiência criativa com a literatura: leitura subjetiva na formação de professores do curso de Letras", em parceria com a professora Rosane Maria Cardoso. Já na segunda obra, seu texto "Letras que sonham com imagens: abecedário a mano, de Isol" foi coescrito com a professora Ângela Cogo Fronckowiak.

A FNLIJ, que está completando 50 anos de trajetória, é reconhecida por seu papel na análise e seleção de livros infantis e juvenis. Desde 1975, a instituição realiza anualmente a premiação Prêmio FNLIJ - O Melhor para Criança, que distingue os melhores livros nas diversas categorias, incluindo obras literárias, projetos editoriais e obras teóricas.

O reconhecimento de Haetinger ressalta a relevância de suas contribuições acadêmicas e também evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido na Univates na formação de novos educadores e na promoção da literatura, áreas nas quais a docente atua na Instituição, especialmente nos cursos de Licenciatura. Com essa conquista, a docente reforça a importância de integrar a teoria à prática no ensino, contribuindo para uma educação mais rica e diversificada.

A seleção Altamente Recomendáveis da FNLIJ inclui os dez melhores livros em categorias como criança, jovem, imagem, poesia e informativo, premiando autores, ilustradores e editores que se destacam pela qualidade de suas obras. Este reconhecimento é um incentivo valioso para o desenvolvimento de novos talentos na literatura e na educação.

“Esse reconhecimento é importante porque valoriza as pesquisas realizadas na área da literatura infantil e juvenil e as parcerias com outros professores e instituições. Ainda, o Selo da FNLIJ possibilita uma perspectiva de maior alcance desses trabalhos no âmbito universitário e da educação básica, afinal a pesquisa e a produção acadêmica ganham força e sentido quando compartilhadas”, explica a professora Rosiene Haetinger. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar