Entre os dias 21 e 23 de outubro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates promoveu uma série de encontros estaduais voltados à formação continuada de professores de línguas, consolidando seu papel como referência regional na área. Realizados na Plataforma AoVivo, os eventos reuniram educadores, pesquisadores e acadêmicos para discutir práticas pedagógicas e refletir sobre as novas tendências no ensino de línguas e literatura.
Os encontros, que incluíram o XI Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa e de Literatura, o XXII Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa, o XVII Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola, o V Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa como Língua Adicional e o III Encontro Estadual de Professores de Língua Brasileira de Sinais, foram parte da sexta edição do Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura. A proposta foi reunir diferentes abordagens em um único evento, ampliando o debate interdisciplinar e fortalecendo o diálogo entre práticas pedagógicas.
A programação foi cuidadosamente planejada para atender aos interesses de diferentes áreas do ensino de línguas, contando com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas. Na abertura oficial, realizada no dia 21 de outubro, a palestra de Roxane Helena Rodrigues Rojo (Universidade Estadual de Campinas) trouxe importantes reflexões sobre o currículo da área da linguagem e a formação do leitor, abordando as implicações pedagógicas de práticas linguísticas e literárias.
Nos dias seguintes, houve espaço para a socialização de pesquisas e relatos de experiências dos professores do curso de Letras, além de uma mesa multidisciplinar com a participação dos convidados Lodenir Karnopp (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Julián Fuks (escritor e crítico literário brasileiro). As oficinas temáticas, distribuídas ao longo do evento, proporcionaram momentos de aprofundamento sobre diferentes perspectivas no ensino de línguas, literaturas e Libras, com destaque para as contribuições de Natália Taís Scherer, Dêner Ramos, Caroline Valada Becker e Janaina Silveira.
O evento teve como principais objetivos promover a reflexão sobre práticas de ensino de línguas, oportunizar debates teóricos e metodológicos e fortalecer o ensino de linguagens na Educação Básica. A iniciativa buscou integrar docentes de diversas instituições, com foco na qualificação docente e na construção de conhecimentos que valorizem a diversidade de abordagens no ensino de línguas e literatura.
A Univates, por meio de seu curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), reforça seu compromisso com a formação continuada dos professores, incentivando a troca de experiências e a qualificação constante do ensino.
Em março deste ano, o curso de graduação em Letras da Univates completou 55 anos. Foi em 10 de março de 1969 que iniciaram as atividades do curso presencial em Lajeado, à época como extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O curso de Letras ofertado pela Instituição inaugurou o Ensino Superior na região, tendo a primeira turma realizado sua formatura em 1972. A sexta edição do Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura também teve como objetivo celebrar a trajetória formativa da Instituição na área, que já entregou ao mercado de trabalho mais de 1,1 mil professores.