Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Internacionalização

Estudantes de Ciências Contábeis da Univates e da Universidad Autónoma de Chihuahua, do México, realizam atividades em conjunto para fortalecer competências acadêmicas e interculturais

Por Lais Pontin Matos

Postado em 24/10/2024 12:31:23


Compartilhe

Acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Taquari - Univates e da Universidad Autónoma de Chihuahua, do México, estão estudando juntos para fortalecer competências acadêmicas e interculturais. Essa ação faz parte do método Coil/Colab, que reúne turmas de instituições estrangeiras para desenvolver atividades simultâneas por meio de encontros virtuais, promovendo a troca de conhecimentos sobre assuntos específicos.

“A experiência permite que os alunos ampliem suas perspectivas sobre práticas contábeis internacionais, estabeleçam relações com estudantes de outras nacionalidades, vivenciem uma cultura diferente da brasileira e aprendam outros idiomas”, explica Bruno de Medeiros Teixeira, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univates.

Ele acrescenta que a intenção é realizar esse tipo de atividade pelo menos uma vez por ano em um componente curricular do curso. Os acadêmicos da Univates envolvidos nesta primeira ação de Coil/Colab cursam a disciplina de Auditoria Contábil, ministrada por Teixeira. Já os alunos da Universidad Autónoma de Chihuahua frequentam a disciplina de Contabilidad Financiera, coordenada pela docente Laura Georgina Carmona Garcia. Ao todo serão realizados quatro encontros virtuais (em um deles ocorrerá uma palestra com uma das maiores empresas de auditoria do mundo, a EY, de São Paulo, que é parceira do curso de Ciências Contábeis da Univates).

“Durante os encontros, os alunos desenvolvem, além de competências técnicas, habilidades interpessoais, chamadas de soft skills. Esse tipo de oportunidade impulsiona a necessidade de os acadêmicos se comunicarem e trabalharem em conjunto com estudantes estrangeiros. Ao final da atividade, os alunos das duas universidades devem formar grupos e realizar a entrega de um trabalho”, comenta Teixeira.

Experiência permite que os alunos ampliem suas perspectivas sobre práticas contábeis internacionais.

Divulgação Univates/Tuane Eggers

O método Coil

Em 2021, a Univates, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), implementou um método de internacionalização conhecido como aprendizagem internacional colaborativa e on-line (Collaborative Online International Learning ‒ Coil, na sigla em inglês). A iniciativa permite que pelo menos duas instituições de lugares diferentes do mundo trabalhem simultaneamente com um mesmo tema e desenvolvam um projeto com turmas em conjunto.

Clique aqui para saber mais sobre o método e seus benefícios para os estudantes. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Univates, por meio do ERI, implementou o método de internacionalização COIL em 2021.

Divulgação Univates/Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar