A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi recentemente reconhecida com Menção Honrosa no Prêmio Angrad 2024, uma iniciativa da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, com o projeto Ateliers Integradores, desenvolvido no curso de Administração. O professor Gabriel Braido representou a Instituição na cerimônia de premiação, realizada no dia 19 de outubro, durante a 35ª Edição do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad), na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em São Paulo.
Com o título Conectando Teoria e Prática no Curso de Administração: ateliers integradores para o desenvolvimento de competências, o projeto premiado destacou as experiências desenvolvidas nos ateliers do curso de Administração, que surgiram a partir de 2021 com a proposta pedagógica Aula+, que tem como um dos seus objetivos proporcionar aos estudantes oportunidades de experimentação prática.
Entre as experiências compartilhadas no projeto premiado destacam-se as atividades dos ateliers de Empreendedorismo Social e Data Analytics. No atelier de Empreendedorismo Social, por exemplo, os alunos investigaram o impacto das enchentes em empresas do Vale do Taquari por meio de um questionário on-line, obtendo 235 respostas. Posteriormente os dados foram analisados pelos alunos de Data Analytics, que apresentaram gráficos e tabelas. Com base nessas análises, os estudantes propuseram ações de recuperação e enviaram relatórios às empresas, apoiando a reconstrução de seus negócios.
Além disso, foram apresentadas as experiências dos ateliers de Simulação Empresarial e Valuation. No atelier de Simulação Empresarial, os estudantes atuaram como diretores de uma indústria de skates, tomando decisões para o desenvolvimento da empresa. Já no atelier de Valuation, projetaram resultados para essas fábricas de skates e realizaram a avaliação de três empresas reais incubadas no Parque Científico e Tecnológico da Univates - Tecnovates - apresentando seus estudos aos empresários.
De acordo com Braido, os ateliers integradores do curso de Administração seguem diretrizes institucionais para avaliação, utilizando ferramentas como seminários, autoavaliação, relatórios técnicos e provas no estilo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O professor destacou que o reconhecimento no Prêmio Anagrad reflete a inovação no processo de ensino e aprendizagem, que vai além da aula expositiva, trazendo a experimentação e a criação, resultando em um processo de formação mais completo para o estudante. Ele também salientou o impacto do resultado do último ciclo do Enade, que posicionou o curso como o melhor do Brasil entre as universidades não públicas, reforçando a qualidade do trabalho realizado.
O protagonista de todas as atividades passa a ser o estudante, que é desafiado com problemas de empresas reais e deve apresentar soluções que possam ser implementadas na prática, fazendo com que os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nas mais diversas disciplinas sejam integrados e articulados a partir dessa experiência, explicou Braido.
Para o professor, O prêmio consagra toda a dedicação e a competência do nosso corpo docente e reconhece o trabalho diferenciado que estamos fazendo na formação de gestores para a nossa sociedade, afirmou Braido.
Braido também dedicou o prêmio a todos os docentes do curso de Administração. São eles que fazem o curso acontecer no dia a dia em sala de aula e à reitoria da Univates, que tem sido incansável no incentivo e apoio para a inovação dos nossos projetos pedagógicos. No ano de 2025, completamos 40 anos de Administração na Univates. Não poderíamos iniciar a celebração de melhor forma, finalizou.