Univates oferece bolsas de estudo para Mestrado e Doutorado no PPGAD

Por Lucas George Wendt

Postado em 18/10/2024 13:18:18

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates está com inscrições abertas para bolsas de estudo integrais e bolsas-taxas, voltadas para os cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições para o processo seletivo se encerram no dia 25 de outubro de 2024, e as bolsas serão distribuídas por ordem de classificação.

As bolsas integrais cobrem totalmente o valor do curso e, além disso, oferecem uma mensalidade ao estudante, que deverá se dedicar exclusivamente aos estudos. Já as bolsas-taxas garantem o pagamento do curso, permitindo que o aluno trabalhe durante o período de realização da pós-graduação.

As bolsas são uma oportunidade para quem busca se especializar nas áreas de ambiente e desenvolvimento, e as opções de Mestrado e Doutorado atendem a diferentes níveis de formação acadêmica. No Mestrado, a bolsa integral é oferecida por um período de dois anos, enquanto para o Doutorado a duração é de até quatro anos.

Os interessados podem conferir os valores das bolsas e detalhes sobre o programa no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. As vagas são limitadas e a classificação no processo seletivo será o principal critério para a distribuição das bolsas. As inscrições são feitas por meio deste link

O coordenador do PPGAD, professor doutor Eduardo Périco, salienta que o Programa apresenta uma equipe multidisciplinar de professores, de diversas áreas, que trabalham em três linhas de pesquisa: Ecologia, Espaço e Problemas Socioambientais e Tecnologias Ambientais. Segundo o professor, alunos de diferentes formações podem se encontrar em temas desenvolvidos no Programa, tais como:

- Populações originárias

- Diversidade social e cultural

- Patrimônio material e cultural

- Arqueologia

- Ecosofia

- Direito ambiental e direito da natureza

- Energias alternativas

- Produção de Biogás

- Economia sustentável

- Cooperativismo