Graduação

Professor da Univates é mentor no Ideathon TransFORMAR, maratona de inovação para estudantes de Administração

Por Lucas George Wendt

Postado em 18/10/2024 13:07:14

O professor Gabriel Machado Braido, do curso de Administração da Universidade do Vale do Taquari - Univates, está participando como mentor no Ideathon TransFORMAR, um evento realizado como parte do 35º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad).

O Ideathon tem como objetivo reunir estudantes de Administração de todo o Brasil para desenvolver soluções inovadoras para questões contemporâneas e urgentes, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), governança ambiental e social (ESG), além de promover a igualdade de gênero e combater as desigualdades.

Estudantes de instituições de Ensino Superior de todo o País, associadas ou não à Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - Angrad, formam equipes de até cinco membros para propor soluções criativas e práticas para esses desafios. As inscrições foram realizadas entre os dias 1º e 30 de agosto de 2024, com as equipes selecionadas participando de uma intensa maratona de atividades no evento.

A estrutura do Ideathon inclui uma série de fases que desafiam os participantes a descobrir, definir, desenvolver e entregar suas ideias e protótipos de soluções. O evento começou em 16 de outubro, com uma palestra de abertura e pitches iniciais das ideias. Durante o dia, os grupos passaram por sessões de mentorias e workshops que abordaram a criação e o refinamento de protótipos. O objetivo é que as equipes cheguem ao final do processo com uma solução mínima viável (MVP) que possa ser apresentada para avaliação de uma banca de jurados.

O professor Braido, ao orientar os estudantes no evento, destaca a importância de experiências como essa para o desenvolvimento das competências dos alunos, alinhando o conhecimento acadêmico com a prática de mercado e as demandas globais por soluções sustentáveis e inclusivas.

“É muito bonito ver estudantes do Brasil inteiro focados em resolver problemas sociais, priorizando os interesses coletivos, e não apenas os individuais. Encerro as atividades no Ideathon realizado e cheio de esperança na nova geração de líderes que estamos formando”, informa.

O evento encerrou com a apresentação dos pitches finais e a escolha das melhores soluções, seguidas pela premiação dos vencedores.

Docentes envolvidos

Prof. Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI) – Coordenação-Geral - BANCADA JULGADORA

Prof. Pedro Miranda Costa (PUC-Campinas) - BANCADA JULGADORA

Prof. Taiguara Langrafe (ex-presidente e conselheiro da Angrad) - BANCADA JULGADORA