Manager Day reúne 200 jovens empreendedores na Univates

Por Lucas George Wendt

Postado em 18/10/2024 13:00:47

Com informações da Folha Popular

A 2ª edição do Manager Day, evento promovido pelo Instituto Manager com apoio da Univates, ocorreu na sexta-feira (11/10) em Lajeado. Em torno de 200 estudantes do Projeto Jovem Empreendedor participaram da programação com palestras, competição de empreendedorismo, show de talentos e visitação aos espaços da universidade. Foram 11 turmas vindas das cidades de Teutônia, Imigrante, Westfália, Colinas, Bom Retiro do Sul, Marques de Souza e Vespasiano Corrêa.

A programação iniciou com palestra de Daiane Fontana, diretora da Di Hellen Cosméticos, de Encantado. A gestora contou aos estudantes como foi sua trajetória profissional, atuando como farmacêutica na indústria e, de uma hora para a outra, tendo que assumir a direção da empresa. Deixou várias dicas para quem deseja empreender e compartilhou a superação de desafios, falando também da necessidade de equilíbrio entre saúde, família e trabalho, nesta ordem de prioridade.

Ao meio-dia, além do espaço de interação entre os estudantes, foi realizado um Show de Talentos, onde os estudantes de empreendedorismo puderam mostrar seus dons artísticos. Ocorreram várias apresentações, entre elas de música, canto e dança, com jovens de várias cidades, que subiram ao palco no prédio 9 da Univates e animaram o intervalo.

A tarde começou com palestra da CEO da Fruki, Aline Eggers Bagatini. Ela contou um pouco da história da Fruki, que completa 100 anos em 2024. Usou também do espaço para apresentar o Arranjo Produtivo Local (APL), ensinando aos estudantes sobre a importância das ações coletivas entre os empresários.

Os jovens tiveram ainda a oportunidade de visitar o teatro da Univates e a biblioteca, tendo acesso à tecnologia usada nestes dois espaços da instituição. A visitação encerrou no Tecnovates, polo de inovação parceiro do Projeto Jovem Empreendedor no Vale, onde os alunos aprenderam como podem acessar o espaço para ampliar o desenvolvimento de seus projetos, em especial aqueles que precisam de pesquisa e desenvolvimento.

Estudante de Colinas ganha viagem ao Google

Jean Pietro Sulzbach Müller, que completa 14 anos na próxima sexta-feira (18/10), é estudante de Colinas e foi o vencedor da Olimpíada do Jovem Empreendedor 2024, desenvolvida durante o Manager Day. Jean desenvolveu o projeto Frischtrinke, a produção de um refrigerante natural. Ele concorreu com outros 32 projetos. Cada turma elegeu três projetos em nível municipal para concorrer nesta etapa regional, apresentando sua ideia em um pitch de 2 minutos.

Além do troféu e certificado, Jean receberá como prêmio uma viagem ao Google em São Paulo, que deve ocorrer em dezembro, junto com o estudante vencedor da etapa estadual em Passo Fundo.

Também foram reconhecidos com troféu e certificado o 2º e 3º lugar. As estudantes de Westfália, Jenifer Bianca Ahlert e Gabriela Lindemann, obtiveram a segunda colocação com o projeto Agro-ajuda. O terceiro lugar foi para o município de Vespasiano Corrêa, com o projeto Penas & Patas Terceirização de Carregamento, de Patrick Marachioretto e Renan Michelon.

Cíntia Agostini, gerente da Área de Relações Institucionais e de Mercado da Univates, Anderson Detogni, CEO do Instituto Manager, e Tiago Guerra, gestor do ecossistema de inovação Promove Lajeado, foram os avaliadores. Eles tiveram a difícil missão de eleger os projetos vencedores desta edição.

Anderson Detogni, do Instituto Manager, elogiou a qualidade dos projetos desenvolvidos no Vale do Taquari, destacando o fato dos estudantes tirarem os projetos do papel, transformando em prática e resultados financeiros. Cíntia Agostini enfatizou que a Univates apoia o projeto justamente pelo impacto que provoca na vida dos estudantes e, por consequência, na sociedade, que tanto clama por profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Luciana Brune, gestora da Unidade do Instituto Manager no Vale do Taquari, agradeceu aos municípios por oportunizar esta experiência aos seus estudantes: “Parabéns por acreditarem no talento dos estudantes e estimularem o empreendedorismo, que certamente reverterá em resultados futuros no orçamento dos municípios”.

As habilidades desenvolvidas ao longo do projeto preparam os estudantes também para serem mais proativos enquanto colaboradores nas empresas da região. “O aluno aprende todas as etapas para abrir um negócio ou pensar ideias inovadoras, estudando sobre finanças, planejamento, marketing, comunicação e vendas, além da experiência de desenvolver o seu projeto e trabalhar em grupo em outras ações durante o ano”, complementa Luciana.