A Universidade do Vale do Taquari - Univates, em colaboração com as fisioterapeutas diplomadas pela Instituição Laura Bastianel e Rafaela Bruxel Moësch, está realizando uma ação voltada para a identificação precoce de escoliose em crianças e adolescentes. A iniciativa, que faz parte de um esforço conjunto com a Sociedade Brasileira de Escoliose, oferece avaliações gratuitas, com o objetivo de prevenir complicações posturais e estruturais futuras por meio da detecção antecipada da condição.
Crianças e jovens de 10 a 16 anos podem participar da ação, que será conduzida pelos formandos do curso de Fisioterapia da Univates, sob a supervisão das fisioterapeutas e da professora Tânia M. Fleig. As avaliações ocorrerão na Clínica-Escola de Fisioterapia da Instituição, em Lajeado, e os interessados devem agendar horário pelo telefone (51) 3714-7031. As avaliações acontecem no dia 25 de outubro.
Laura Bastianel, uma das fisioterapeutas envolvidas, é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e membro da International Society on Scoliosis Orthopaedic and Rehabilitation Treatment (SOSORT). A fisioterapeuta Rafaela Bruxel Moësch também é egressa da Univates e atua ativamente na área.
A participação na ação é gratuita e qualquer criança ou adolescente que tenha desvios posturais pode ser encaminhado para avaliação. A detecção precoce da escoliose é fundamental para garantir o tratamento adequado, prevenindo complicações mais graves no futuro.