Defesa Civil Estadual realiza encontro na Univates

Por Lucas George Wendt

Postado em 17/10/2024 11:07:33

Na quarta-feira, 16 de outubro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado, sediou um encontro promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O evento, que reuniu representantes de diversos municípios gaúchos, teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o sistema “fundo a fundo” e as prestações de contas associadas ao recebimento de recursos para ações de proteção e recuperação em áreas atingidas por desastres, principalmente os de maio.

Embora as reuniões sobre esse tema aconteçam semanalmente de forma virtual, a escolha por um encontro presencial foi estratégica. “Queríamos promover uma interação mais profunda entre os participantes, permitindo um diálogo enriquecedor e a troca de experiências sobre os desafios enfrentados nas cidades afetadas por eventos climáticos extremos”, destacou o tenente-coronel Rafael Luft, chefe da Divisão de Convênios da Defesa Civil.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar relatos sobre as dificuldades enfrentadas em suas comunidades, além de discutir formas de melhorar a comunicação e a resposta a desastres naturais. Luft reforçou a importância desse tipo de encontro para compreender as necessidades de cada município. “Nosso objetivo é prestar apoio direcionado e eficaz, garantindo que cada localidade tenha as ferramentas necessárias para lidar com os desafios impostos pelos eventos climáticos”, afirmou.

Saiba mais sobre a Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi criada em 1970 e teve sua atual estrutura definida em 2003. Ligada à Casa Militar do Gabinete do Governador e sediada em Porto Alegre, a instituição é integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e atua nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução frente a desastres naturais e tecnológicos.

Trabalhando em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a coordenadoria também conta com o apoio de universidades, institutos de pesquisa e secretarias estaduais. O uso de tecnologia da informação tem sido um recurso valioso para a identificação de vulnerabilidades e para a proposição de medidas preventivas, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população gaúcha.