Boa notícia, Graduação

“Júlio e as Cores do Coração”: livro infantil desenvolvido por diplomado em Design vence o Grand Prix do SET Indústria Criativa

Por Lais Pontin Matos

Postado em 17/10/2024 09:20:04

“Júlio e as Cores do Coração”: o livro infantil ilustrado desenvolvido pelo diplomado em Design pela Universidade do Vale do Taquari - Univates Marcelo Júlio dos Santos Betti venceu o Grand Prix da 37ª edição do SET Indústria Criativa, evento organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Além disso, a obra também foi premiada na categoria “Projeto com foco em diversidade, equidade e inclusão”.

Inspirado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Betti, o livro conta a história de Júlio, um menino sensível e criativo que sente um vazio no peito. Para preencher esse vazio, o garoto cria uma representação do seu próprio coração e o pinta com as cores do arco-íris, que simbolizam sua verdadeira essência. Ao longo da sua jornada para se entender melhor, Júlio enfrenta desafios para se encaixar nos padrões impostos pela sociedade, que, muitas vezes, não reconhece ou valoriza a pluralidade de emoções e identidades. “A obra explora temas profundos, como diversidade, aceitação, autodescoberta e representatividade LGBTQIAPN+, celebrando o poder de abraçar quem realmente somos, com todas as nossas cores e complexidades”, comenta o designer.

Júlio criou uma representação do seu próprio coração e o pintou com as cores do arco-íris.

Divulgação/Marcelo Betti

“É uma narrativa que convida leitores de todas as idades a refletirem sobre a importância de serem fieis à própria identidade e a resistirem à pressão de se moldarem a expectativas externas. O coração é o elemento central da história; ele simboliza quem somos, como nos transformamos e, às vezes, como somos forçados a mudar para nos encaixarmos em um padrão. A obra é baseada em experiências pessoais, na minha própria jornada de vida. Consultei um profissional especializado em gênero e sexualidade para garantir que os textos e as ilustrações conseguissem comunicar de forma sensível e respeitosa os temas abordados. O processo de desenvolvimento do livro também envolveu conversas com amigos da comunidade LGBTQIAPN+”, acrescenta Betti.

Betti afirma que ficou surpreso com o reconhecimento que seu livro recebeu. “Sempre acreditei no potencial da história, especialmente pela mensagem que ela carrega, mas não imaginava que seu impacto fosse ser tão grande. Acredito que o projeto foi aclamado porque aborda temas relevantes e discute questões igualmente importantes. Devemos conversar diretamente com as crianças sobre aceitação, respeito e autodescoberta por meio de obras que ofereçam uma variedade de pontos de vista e contextos, estimulando a formação de uma consciência empática desde cedo. Ao meu ver, a linguagem simples do livro, aliada às suas ilustrações, tornaram a história autêntica, sensível, envolvente e acessível aos leitores de todas as faixas etárias”, explica o diplomado.

Obra explora temas como diversidade, aceitação, autodescoberta e representatividade LGBTQIAPN+.

Divulgação/Marcelo Betti

O autor menciona que, durante a graduação, aprendeu a pensar de maneira crítica e criativa, e passou a entender como o Design pode impactar positivamente a vida das pessoas. Segundo ele, isso fez total diferença em sua abordagem ao desenvolver o livro. “O curso de Design da Univates se destaca por seu foco na inovação e nas questões contemporâneas, indo muito além do ensino apenas da técnica. Desde o início da faculdade, percebi que havia um incentivo constante para criar projetos que tivessem, além de uma estética agradável, um propósito bacana. Essa preocupação em alinhar o Design com causas relevantes torna o curso muito mais significativo e conectado com as demandas atuais. Os professores nos ensinam a ver o Design como uma ferramenta de transformação social”, pontua Betti.

“Este não foi o primeiro prêmio que conquistei com um projeto social. Agora, sendo reconhecido pela segunda vez, tenho uma noção muito maior do poder que o Design tem de sensibilizar as pessoas para assuntos importantes”, finaliza o diplomado, que acredita que a missão do seu trabalho é colorir o mundo com as cores da inclusão.

Adquira um exemplar do livro “Júlio e as Cores do Coração” clicando aqui

Livro desenvolvido por diplomado em Design venceu o Grand Prix da 37ª edição do SET Indústria Criativa.

Saiba mais sobre o SET Indústria Criativa

Desde a sua primeira edição, em 1988, o SET conecta estudantes, professores, instituições de ensino e agentes da indústria criativa. O evento discute tendências e práticas de mercado, apresenta novos talentos e premia, em várias categorias, trabalhos desenvolvidos por estudantes no âmbito da graduação. A categoria Grand Prix é o principal destaque do SET, reconhecendo os melhores projetos inscritos.

Neste ano, a 37ª edição do SET, cujo tema foi “Outros Olhares: Indústria Criativa e Impacto Positivo”, ocorreu nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, em Porto Alegre. Clique no vídeo abaixo para assistir à cerimônia de premiação.

Processo seletivo

A Univates está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação presenciais. Para participar, o candidato deve realizar a inscrição gratuitamente pelo site univates.br/vestibular ou pelo WhatsApp (51) 3714-7043. O curso de Design é uma das 27 opções com vagas para ingresso no primeiro semestre de 2025.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.