Vale do Taquari

Univates busca voluntários para pesquisa sobre sintomas psiquiátricos pós-enchentes

Por Lucas George Wendt

Postado em 15/10/2024 13:33:50

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates está em busca de voluntários para participar de um estudo que investiga os sintomas psiquiátricos, a resiliência e o apoio social entre os moradores da região, que enfrentou severas enchentes em 2023 e 2024.

Intitulado “Sintomas psiquiátricos, resiliência e apoio social após as enchentes no Vale do Taquari”, o projeto é conduzido pela mestranda Lídia Maria Erbes, sob a orientação da professora doutora Joana Bücker. Os objetivos da pesquisa são compreender os impactos mentais e sociais das enchentes e contribuir para o desenvolvimento de estratégias que melhorem o suporte à comunidade e a resiliência dos seus integrantes.

Os residentes dos municípios afetados são convidados a participar da pesquisa preenchendo um formulário on-line. A participação é completamente voluntária, permitindo que os envolvidos tenham total autonomia e a opção de desistir do estudo a qualquer momento, sem qualquer penalidade.

Para garantir a confidencialidade, todos os dados que possam identificar os participantes serão omitidos nos resultados, que serão armazenados em local seguro, acessível apenas à pesquisadora e à orientadora. O processo de participação envolve o preenchimento de um questionário sociodemográfico e de escalas de saúde mental, com duração estimada de 20 minutos, realizado via Google Forms.

Além de contribuir para a pesquisa, os participantes receberão materiais com técnicas de relaxamento para manejo do estresse, beneficiando não apenas a comunidade científica, mas também a sociedade em geral. Os resultados da pesquisa serão divulgados em artigos científicos e na dissertação da mestranda. Os voluntários interessados podem solicitar informações sobre os achados pelo e-mail da professora Joana Bücker (joana.bucker@univates.br).

A pesquisa conta com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Univates (Coep/Univates), reforçando seu compromisso com a ética e a segurança dos participantes. Os interessados em colaborar são incentivados a se inscrever e ajudar a construir um entendimento mais profundo sobre os desafios enfrentados pela comunidade após as enchentes.