Ciência

Univates participa da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por Redação Univates

Postado em 15/10/2024 09:39:04

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o principal evento de divulgação científica do Brasil, acontece de 14 a 20 de outubro. O evento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com a participação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da 6ª Feira Estadual de Ciências Univates, da 13ª Feira de Ciências Univates e das oficinas de Biotecnologia para o Ensino Médio.

Neste ano, a SNCT tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O objetivo é provocar a reflexão sobre a urgência em reconhecer, valorizar e proteger a riqueza da biodiversidade brasileira e dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam, destacando o papel transformador das tecnologias sociais desenvolvidas a partir de seus saberes e voltadas para soluções sustentáveis e inclusivas.

Universidades e instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, centros e museus de Ciência e Tecnologia, entidades científicas e tecnológicas, fundações de apoio à pesquisa, parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais, empresas públicas e privadas (sem fins lucrativos), meios de comunicação, órgãos governamentais, Organizações Não Governamentais e outras entidades da sociedade civil participam e desenvolvem atividades diversas ao longo da semana.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Univates

A 6ª Feira Estadual de Ciências Univates e a 13ª Feira de Ciências Univates: Descobrindo Talentos para a Pesquisa e Tecendo Redes Interdisciplinares acontecem simultaneamente nos dias 17 e 18 de outubro, no Complexo Esportivo da Univates.

Escolas de Educação Básica e de Ensino Técnico das redes pública e privada do Rio Grande do Sul inscreveram seus projetos, dos quais 101 foram selecionados para apresentação, sendo 12 deles de feiras afiliadas e um trabalho inscrito na Mostra Kids. Participam das atividades estudantes de escolas de Venâncio Aires, Nova Bréscia, Santa Clara do Sul, Travesseiro, Lajeado, Arroio do Meio, Carlos Barbosa, Mato Leitão, Teutônia, Coqueiro Baixo, Imigrante, Roca Sales, Estrela, Vespasiano Corrêa, Santa Cruz do Sul, Montenegro, Gravataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Forquetinha e Encantado.

Já o projeto de Oficinas de Biotecnologia para o Ensino Médio chega à décima edição e conta com apoio financeiro do MCTI e do CNPq, por meio do Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência). As atividades acontecerão nos dias 15, 16, 17 e 18 de outubro, totalizando 28 oficinas para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Vale do Taquari.

Serão desenvolvidas práticas laboratoriais e interdisciplinares com os objetivos de divulgar pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates e promover a conscientização de jovens estudantes sobre as temáticas envolvendo as linhas de pesquisa em Biotecnologia Alimentar, em Saúde e Ambiental.

Natalia Nissen