Graduação

Estudantes da Univates participam de viagem técnica a empresas de Caxias do Sul

Por Lucas George Wendt

Postado em 11/10/2024 10:56:09

Um grupo de 22 estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Taquari - Univates, acompanhado pelas professoras Bernardete B. Cerutti e Fernanda Cristina W. Sindelar, realizou uma viagem extracurricular no dia 4 de outubro. O objetivo da iniciativa foi integrar os alunos e ampliar suas experiências práticas, conectando teoria e prática em diferentes contextos organizacionais.

O roteiro do dia incluiu visitas a duas das principais empresas da região de Caxias do Sul: Randon e Marcopolo. Na parte da manhã, os estudantes conheceram a Randon, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários da América Latina. Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer a história da empresa e visitar a sala de controle das operações em tempo real, onde aprenderam sobre a gestão eficiente e integrada de processos utilizando tecnologia avançada.

À tarde, a programação continuou na Marcopolo, renomada fabricante de ônibus e veículos de transporte coletivo. Os estudantes iniciaram a visita pelo Memorial da Marcopolo, que apresenta a trajetória da empresa ao longo dos anos, destacando inovações e marcos de sucesso. Após a visita ao memorial, os alunos puderam conhecer a linha de produção, observando de perto os processos que garantem a qualidade e a customização dos produtos.

As professoras Bernardete e Fernanda explicaram a importância das visitas técnicas para a formação dos estudantes. “Essas experiências são fundamentais para que os alunos observem a aplicação prática dos conceitos desenvolvidos em sala de aula. A integração entre teoria e prática se evidencia em processos reais e estratégicos no ambiente corporativo”, afirmaram. Elas também ressaltaram que os momentos de interação favorecem o desenvolvimento de habilidades interpessoais e fortalecem as relações sociais entre os alunos.

Com periodicidade semestral, a iniciativa fortalece a postura dos cursos de gestão em oferecer aos estudantes oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e profissional.

Escolha uma formação

Graduação presencial