Termina na próxima semana o prazo de inscrições para o processo seletivo para os Programas de Residência Médica da Universidade do Vale do Taquari - Univates. São sete vagas distribuídas entre os Programas de Medicina de Emergência; de Ginecologia e Obstetrícia; de Clínica Médica; e de Medicina de Família e Comunidade, para ingresso em 2025A.
A seleção é realizada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e a prova teórico-objetiva da primeira etapa de seleção será aplicada pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) no dia 17 de novembro. As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de outubro no site fundatec.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.
A segunda etapa de seleção consiste na análise do currículo Lattes, realizada pela Comissão de Residência Médica ‒ Coreme da Univates. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2025. As atividades dos Programas de Residência Médica iniciam em 1º de março.
Sobre os programas
Os médicos residentes selecionados para os Programas de Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade terão a bolsa residência paga pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), por meio do Ministério da Saúde.
Os médicos residentes selecionados para os Programas de Residência Médica em Medicina de Emergência e Ginecologia e Obstetrícia terão sua bolsa paga pela Univates, no valor de R$ 4.106,09. Caso o Programa seja contemplado pelo edital do Pró-Residência, a bolsa será paga por meio do referido edital.
O médico residente do Programa de Medicina de Família e Comunidade será alocado na Unidade Básica de Saúde Universitário, localizada no Prédio 16 da Univates, ou ainda em outra Unidade de Saúde de Lajeado que atenda às exigências do Programa, por meio de convênio firmado com o município.