Prefeitura de Lajeado e Univates realizam capacitação de professores sobre o novo inventário patrimonial do município

Por Lucas George Wendt

Postado em 07/10/2024 13:38:23

Com informações da Prefeitura de Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), convida os Professores do Ensino Fundamental e Médio para a oficina de educação patrimonial “Lajeado: História, Evolução Urbana e Patrimônio Edificado”.

A oficina será realizada no dia 09 de outubro, no auditório do prédio 9 da Universidade do Vale do Taquari 0 Univates, sendo oferecida em dois horários alternativos: das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h. A atividade será realizada por historiadores e arquitetos da Univates.

Cada escola poderá participar com dois representantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 07/10 através do e-mail secel.inventario@lajeado.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3982-1281.

A participação das escolas nesta oficina de capacitação tem como objetivo contribuir para a formação de docentes engajados no conhecimento do patrimônio histórico de Lajeado, auxiliando dessa maneira na preservação de nossa cultura e identidade.

Informações sobre o novo Inventário do Patrimônio Histórico de Lajeado:

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), contratou a Universidade do Vale do Taquari – Univates em outubro do ano de 2023 para realizar a atualização do Patrimônio Histórico de Lajeado.

O estudo objetiva atualizar a lista dos imóveis arrolados no inventário que havia sido realizado no ano de 1992, incluir novos bens e relacionar as edificações demolidas, além de gerar uma base para a legislação municipal de salvaguarda do patrimônio cultural e histórico, estratégias para a educação patrimonial e servir como material de divulgação para o turismo.

O estudo foi conduzido por uma equipe que realizou pesquisas e levantamento de campo, culminando com a elaboração de um documento final oficial e científico, que será disponibilizado a toda a comunidade. A conclusão e entrega desse estudo está prevista para o final do mês de outubro, quando finda o prazo de execução do contrato.

Escolha uma formação

Graduação presencial