Vale do Taquari

Consulta Popular 2024/2025 inicia com foco na reconstrução e investimento de R$ 60 milhões em todo o RS

Por Lucas George Wendt

Postado em 01/10/2024 10:23:55

Nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, teve início o processo de Consulta Popular 2024/2025 no Rio Grande do Sul, um dos principais mecanismos de participação cidadã no estado. Por meio dessa iniciativa, a população pode votar em projetos prioritários para sua região, que serão financiados com recursos do orçamento estadual em 2025. Este ano, o tema central da consulta é “Reconstrução”, e o governo estadual destinará um total de R$ 60 milhões para os projetos eleitos. No Vale do Taquari, o valor alocado será de R$ 1,8 milhão.

A partir de 30 de setembro, os cidadãos poderão indicar diretamente os projetos que consideram mais importantes para a sua região. As sugestões podem ser feitas por meio do site oficial da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br). Essas propostas passarão por discussões regionais para a formulação da cédula de votação final.

Um dos momentos-chave do processo será a Assembleia Pública Regional, marcada para o dia 9 de outubro, às 10h, no Auditório do Prédio 11 da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado. Durante a assembleia, membros do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) irão debater os critérios de inclusão dos projetos na cédula de votação. O encontro contará com a participação de representantes da sociedade civil e de lideranças regionais.

Após essa primeira assembleia, ocorrerão encontros locais, microrregionais e regionais para afinar a discussão sobre os projetos. O objetivo é que até o dia 22 de novembro, em uma nova reunião regional, a cédula de votação esteja definida e pronta para ser submetida à escolha popular.

A votação dos projetos que receberão os recursos estaduais ocorrerá de 2 a 6 de dezembro de 2024, também pelo site da Consulta Popular. Os projetos que forem eleitos pela maioria dos votos serão incluídos no orçamento de 2025, com execução prevista para o ano seguinte.

Escolha uma formação

Graduação presencial