Univates divulga Relatório Social de atividades de 2023

Por Redação Univates

Postado em 01/10/2024 10:18:16

A Univates divulga, nesta terça-feira, 1º, o Relatório Social de 2023. O documento,  publicado anualmente, apresenta um resumo de ações desenvolvidas pela Instituição e tem como principal objetivo dar transparência à sua atuação socialmente responsável. A Univates visa contribuir para o atendimento das necessidades das regiões nas quais está inserida e para a oferta de condições para que todos sejam agentes promotores de impacto social.

O relatório demonstra os impactos que a Instituição, por meio de suas unidades de negócio Universidade do Vale do Taquari - Univates, Saúde Univates e Unianálises, gerou ao longo de 2023, considerando as dimensões organizacional, educacional, cognitiva e epistemológica e social, conforme previsto na Política de Responsabilidade Social da Univates.

Acesse aqui o Relatório Social 2023

Lucas George Wendt

Conforme o presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, a Instituição tem se destacado em muitos aspectos e, no ano passado, reafirmou seu papel comunitário e o compromisso em contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua.

Para a reitora Evania Schneider, o Relatório reflete a dedicação em promover a excelência acadêmica em concomitância com o desenvolvimento sustentável. No ensino, ela destaca que a Universidade do Vale do Taquari foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pelo terceiro ano consecutivo, como a Instituição de Ensino Superior (IES) com a melhor graduação do Sul do Brasil entre as universidades não públicas.

A Univates também teve um docente figurando na 2ª edição do ranking dos cientistas mais influentes do mundo nas áreas de biologia e bioquímica, elaborado pela organização Research.com.

Ainda no primeiro semestre, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado, que é administrada de forma conjunta pela Univates e pela Prefeitura Municipal, recebeu o certificado de Boas Práticas em Cardiologia, concedido pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo. Esse reconhecimento impacta a saúde e a qualidade de vida de todos os usuários do serviço.

Além disso, foi iniciada a construção do novo ambulatório da Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef), no campus da Universidade, a partir de uma parceria interinstitucional com a própria Fundef, o Hospital Bruno Born (HBB), a Prefeitura de Lajeado e o governo do Estado do Rio Grande do Sul. "São parcerias que viabilizam ações em benefício de milhares de pessoas, não apenas da nossa área de atuação", reforça o presidente.

Outro marco foi o reconhecimento, pelo terceiro ano consecutivo, da Univates como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil, de acordo com o ranking Green Metric, realizado pela Universidade da Indonésia (UI).

Lazzari cita, ainda, que a comunidade do Vale do Taquari passou por momentos desafiadores nos meses de setembro e novembro, quando chuvas intensas provocaram duas das maiores cheias da história até então. "A Instituição mobilizou diversas frentes para auxiliar a comunidade a superar a catástrofe climática que se abateu sobre o Vale. Técnico-administrativos, professores e estudantes juntaram-se a outras centenas de voluntários e participaram de ações solidárias de suporte e de reconstrução", lembra.

Os desafios fazem parte da jornada e exigem capacidade de adaptação e inovação. Conforme reforça Evania, “graças ao esforço conjunto, conseguimos compartilhar as conquistas e desafios enfrentados no ano que passou, alguns dos quais seguirão pautando nossas ações nos anos que virão”.

O Relatório Social é uma publicação do setor de Planejamento e do Comitê de Responsabilidade Social da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5109, ou pelo e-mail planejamento@univates.br.

Escolha uma formação

Graduação presencial