Extensão

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo e os desafios da extensão em parceria internacional

Por Lucas George Wendt

Postado em 27/09/2024 11:54:30

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo e do projeto de Extensão Patrimônio Vivo, está atuando na comunidade de São José do Herval, município da região do Alto da Serra do Botucaraí. As atividades fazem parte das ações do projeto de extensão e integram uma iniciativa de internacionalização por meio de convênio firmado com a Universidade de Navarra, na Espanha.

A proposta envolve a participação dos estudantes na criação de soluções para a reutilização do moinho colonial existente no município, com o objetivo de promover o turismo e o desenvolvimento econômico local. O exercício está sendo desenvolvido no formato Collaborative Online International Learning (COIL), que promove a colaboração internacional entre estudantes e professores. Além da Univates e da Universidade de Navarra, participam instituições de países como Argentina, Peru, Costa Rica, Bolívia e México. A atividade faz parte do primeiro COIL Foro América, uma iniciativa da Universidade de Navarra e da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA).

Os estudantes da Univates têm um cronograma específico, vinculado ao componente curricular Arquitetura e Patrimônio, ministrado pelo professor Jauri dos Santos Sá, e inclui ações extensionistas com a comunidade de São José do Herval. No dia 03 de setembro, ocorreu a primeira atividade de escuta e no dia 1o de outubro está prevista uma segunda ação. Em torno de 16 pessoas da comunidade participaram da primeira roda de conversa.

No mesmo dia, os estudantes também puderam conhecer o antigo moinho colonial e realizar o levantamento fotográfico do lugar. A partir das vivências (escuta no território), o grupo irá desenvolver propostas acadêmicas visando a reutilização do espaço do moinho colonial, o que poderá incluir a criação de um espaço multiuso para turistas, um café, um memorial ou outras soluções inovadoras pensadas para a valorização da identidade do lugar e a promoção do turismo e da economia local.

No final do semestre, um dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes será selecionado para ser apresentado no encerramento do primeiro COIL Foro América, um evento internacional on-line, que irá ocorrer em 20 de dezembro, na Galícia, Espanha. O estudante escolhido deverá produzir um vídeo explicando a proposta, o qual será exibido junto com os outros projetos vinculados às instituições participantes.

O convênio COIL Foro América, entre a Univates e a Universidade de Navarra, tem previsão de término em 31 de dezembro deste ano, mas há perspectivas para a ampliação dessa parceria, envolvendo outras atividades e instituições.

Escolha uma formação

Graduação presencial