A força nos desafios

Por Por Bernardete B. Cerutti e Luciane Franke, professoras dos cursos de Gestão da Univates

Postado em 25/09/2024 13:36:57

Após muitas reflexões sobre os desafios da vida profissional, é hora de lembrarmos que a vida vai muito além do trabalho e das aparências nas redes sociais. A vida real é feita de alegrias, tristezas, conquistas e desafios. Hoje queremos falar sobre a força que encontramos nos momentos desafiadores.

Ao fazer uma retrospectiva de sua trajetória de vida, você certamente reconhecerá muitos desafios que enfrentou e inúmeras conquistas que alcançou. Entre essas experiências, apostamos que foram os desafios e os momentos difíceis que trouxeram os ensinamentos mais valiosos. Esses momentos costumam nos ensinar sobre resiliência, a importância de nunca desistir e como o verdadeiro sucesso é uma combinação de estudo, trabalho árduo, automotivação, autoliderança e autogestão.

Por isso, não podemos desistir nem ter medo de falhar ou fracassar. A falha ou o fracasso não representa o fim do caminho, mas uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Cada “não” que recebemos, cada obstáculo que superamos nos fortalece e nos torna mais determinados. Temos plena confiança de que, ao enfrentar seus próprios desafios, cada um encontrará a força interior necessária para seguir em frente e realizar seus objetivos.

Essa força existe e é real. Basta olharmos para tudo o que enfrentamos nos últimos meses para percebermos que nossa fé e convicção permaneceram intactas. Os desafios são oportunidades para ultrapassar crenças limitantes, para descobrir novas perspectivas e, sobretudo, para fortalecer nossa autoconfiança, nos impulsionando a novas realizações.

Quando você avançar para novos desafios profissionais, lembre-se de que o sucesso não se mede apenas pelas conquistas alcançadas, mas, sobretudo, pela pessoa que você se torna ao longo do caminho.

As adversidades são inevitáveis, mas a forma como escolhemos enfrentá-las é o que verdadeiramente define o nosso destino. Portanto, encare cada desafio como uma chance de crescer e evoluir, sabendo que a força para superar qualquer obstáculo já está dentro de você.

Nesse processo de superação, é fundamental lembrar que o verdadeiro sucesso não está nos bens materiais ou na posição que ocupamos, mas naquilo que cultivamos dentro de nós. Não deseje o rigor, o status do cargo, a visibilidade midiática ou o dinheiro a qualquer custo. Esses aspectos são efêmeros; podemos tê-los hoje e amanhã não mais. Em vez disso, priorize a integridade, o conhecimento, a virtude, a humildade, a amizade, o respeito, o afeto, a família, os amigos, a coletividade e o aprendizado contínuo. Não há riqueza maior do que ser fiel a si mesmo e aos seus valores. E o mais importante: esses valores, felizmente, não são mensuráveis por aquilo que o dinheiro pode comprar.

Por fim, respeite os lutos das portas fechadas, dos objetivos não alcançados, dos caminhos desviados e das perdas de algo ou de alguém que você ama. Contudo, não se perca permanecendo no luto; há muitos novos sonhos para serem sonhados e realizados. Uma dica: seus valores e propósitos são ótimos guias.

Lattes Cerutti      Lattes Franke

Escolha uma formação