Reitoria

Hospital Tacchini celebra 100 anos de história e compromisso com a saúde da Serra Gaúcha

Por Lucas George Wendt

Postado em 25/09/2024 11:14:18

No dia 20 de setembro de 2024, o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, completou 100 anos de trajetória desde o lançamento de sua pedra fundamental, em 1924. O momento histórico foi marcado pela visão do médico italiano Bartholomeu Tacchini, que convocou a comunidade local para dar início à construção de um hospital que transformaria a saúde na região.

Em 23 de setembro, última terça-feira, foi realizado em Bento Gonçalves um evento em comemoração ao centenário. Participaram, representantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates: a reitora, professora Evania Schneider; e a gestora comercial e de relações institucionais, professora Cíntia Agostini. Com a Univates, o Tacchini tem a expectativa de implantação do curso de Medicina em Bento Gonçalves, uma parceria entre a Universidade e o Hospital que reforça a atuação comunitária das duas instituições.

Divulgação/Acervo pessoal

"É uma honra para a Univates participar desse momento histórico para o Tacchini, celebrando o centenário de uma instituição que, ao longo dos anos, tem sido muito importante para o desenvolvimento da saúde na Serra Gaúcha. A parceria entre a Univates e o Tacchini, reforça o papel das nossas instituições como agentes de transformação social".
Reitora da Univates, professora Evania Schneider

“Juntas, esperamos gerar oportunidades para formar novos profissionais de saúde, qualificados e preparados para atender às necessidades das nossas regiões - e de tantas outras. Essa união fortalece a atuação comunitária que tanto prezamos e amplia a oferta de serviços de saúde e educação de qualidade. O Tacchini tem uma história marcada pela inovação e pelo cuidado com as pessoas, valores que também são parte dos fundamentos da Univates. Vida longa ao Tacchini e parabéns a todos os envolvidos nesta história”.

Com cerca de 2.200 colaboradores e mais de 260 médicos atuando em 53 especialidades, o Hospital Tacchini é um dos maiores do Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre história do Tacchini

A estrutura do Hospital foi uma resposta à necessidade de criar um espaço adequado para abrigar equipamentos e medicamentos que permitissem oferecer atendimento médico de qualidade. Apenas três anos após o lançamento da pedra fundamental, em 1927, o primeiro prédio do hospital foi inaugurado, graças aos esforços de um Conselho de Administração comunitário e não remunerado, criado em 1924 e responsável até hoje pela gestão da instituição.

Os primeiros equipamentos foram trazidos diretamente da Itália, fruto de uma viagem do próprio médico Tacchini. Rapidamente, o hospital tornou-se referência regional, atraindo pacientes de toda a Serra Gaúcha. Ao longo das décadas, o complexo hospitalar passou por diversas expansões e modernizações, acompanhando as demandas crescentes da população e ampliando a gama de serviços oferecidos.

Em 1980, o Hospital Tacchini deu um passo importante com a criação do plano de saúde Tacchimed, que atualmente atende mais de 62 mil pessoas. Já em 2004, a gestão do Hospital Beneficente São Roque, em Carlos Barbosa, foi assumida pelo Tacchini Saúde, dando origem ao Tacchini Carlos Barbosa. Sob essa administração, a unidade passou por profundas reformas, modernizando serviços essenciais como o Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico e Clínica de Especialidades.

A inovação também é parte da história do hospital. Em 2014, foi fundado o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, que se destaca pela participação em estudos multicêntricos nacionais e internacionais. Áreas como cardiologia, oncologia e medicina intensiva são foco de pesquisas que buscam melhorar tratamentos e terapias para os pacientes.

Escolha uma formação

Graduação presencial