Saúde

Univates promove ação interativa para o Setembro Amarelo com foco na saúde mental

Por Lucas George Wendt

Postado em 25/09/2024 10:40:35

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Núcleo de Cultura, em parceria com o Diretório Acadêmico do curso de Psicologia, promoverá no próximo domingo (29/09) uma ação especial no Gramado do Centro Cultural Univates em alusão ao Setembro Amarelo. O evento tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e criar um espaço acolhedor para discutir a importância da saúde mental, integrando arte e psicologia de maneira aberta e interativa.

A programação contará com uma oficina de escrita terapêutica, conduzida pela psicóloga Dirce Becker Delwing e pelo estudante de Psicologia Lucas Becker Delwing, que acontecerá das 16h às 17h. Durante a oficina, os participantes serão incentivados a utilizar a escrita como ferramenta de expressão e reflexão sobre suas emoções. Serão distribuídas folhas para anotações, mas a organização sugere que os participantes tragam seus próprios bloquinhos de nota. Para quem deseja participar, é possível registrar interesse através deste link.

O ambiente do evento será informal e acolhedor, com pallets, colchões, pufes e cangas à disposição para acomodação. “Queremos que as pessoas se sintam à vontade para vivenciar o momento de forma confortável e íntima. Quem quiser pode até trazer seu chimarrão e aproveitar ainda mais”, comenta a organização.

Além da oficina, o evento contará com um espaço para expressões artísticas, onde os participantes poderão usar um microfone e uma caixa de som para compartilhar suas reflexões. Também será montado um mural interativo e coletivo, onde mensagens de apoio, incentivo e pensamentos sobre a vida serão afixadas, utilizando aramados e grampos para dar forma a um painel construído coletivamente pelos presentes.

Escolha uma formação

Graduação presencial