Extensão

Formatura do Proerd em Lajeado celebra compromisso de estudantes contra drogas e violência no Teatro Univates

Por Lucas George Wendt

Postado em 25/09/2024 09:37:09

Na terça-feira, 24 de setembro, às 9h, a Brigada Militar de Lajeado, em parceria com diretores de escolas da região do Vale do Taquari, realizou a formatura de alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento, que marcou o encerramento de quatro meses de atividades, reuniu estudantes de diversas instituições que, durante o curso, foram orientados sobre a importância de manter-se longe das drogas e da violência. As atividades aconteceram no Teatro Univates e reuniram cerca de 650 crianças.

O Proerd foi criado em 1983 pela professora Rutty Hellen, em conjunto com o Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, inspirado no Dare (Drug Abuse Resistance Education). Desde então, o programa se expandiu para os 50 estados americanos e está presente em 58 países. No Brasil, o Proerd chegou em 1992, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e desde 2002 está ativo em todos os estados do país.

Voltado para escolas públicas e particulares, o Proerd é oferecido para alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, com variações para a educação infantil, por meio do Proerd Kids, e para adultos, com o Proerd para Pais. Ministrado por policiais militares treinados, o programa utiliza uma metodologia lúdica e dinâmica, adaptada para diferentes faixas etárias, sempre com foco na valorização da vida e na prevenção ao uso de drogas e à prática de violência.

O curso para crianças e adolescentes culmina na entrega de certificados, momento em que os alunos assumem o compromisso de se afastarem de influências nocivas. Já o Proerd Pais, composto por cinco encontros de aproximadamente duas horas, reforça a importância do diálogo familiar, da supervisão parental e do papel da amizade na educação dos filhos.

Escolha uma formação

Graduação presencial