A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, na quinta-feira, 19, mais uma edição do projeto SemeAr, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e o Comando Militar do Sul, integrantes da Operação Taquari 2. A ação de preservação ambiental conta com apoio da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Laboratório de Botânica, e prevê o reflorestamento de áreas atingidas pelas enchentes.
Na ocasião, mais de 500 mudas nativas foram plantadas em área de preservação permanente do Rio Taquari, em Taquari. Participaram da ação integrantes da Sema, estudantes da rede pública de ensino, voluntários e militares.
Na sexta-feira, 20, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio realizaram o plantio simbólico de mudas de espécies nativas, em Imigrante.
SemeAr
O projeto SemeAr é uma parceria entre o Comando Conjunto da Operação Taquari 2, o Ibama, a Sema e as prefeituras de Taquari e de Imigrante. A ação conta ainda com o apoio da Univates, do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e do Movimento Pró-Matas Ciliares.
Em julho, cinco milhões de espécies nativas foram semeadas em áreas de Marques de Souza, Santa Clara do Sul e Pouso Novo, em uma ação que aconteceu no Dia de Proteção às Florestas.