Extensão, Pesquisa

Exposição no Museu de Ciências Univates aborda o reino dos fungos

Por Lucas George Wendt

Postado em 16/09/2024 12:23:56

Desde a metade de 2024, o Museu de Ciências Univates (MCN) recebe a exposição “Fungos: o reino despercebido - biodiversidade, importância e utilidades", uma mostra interativa que destaca a relevância dos fungos no meio ambiente e na vida cotidiana. A exposição segue até o início de dezembro e tem como objetivo principal sensibilizar a comunidade sobre o papel dos fungos nos ecossistemas, na decomposição de matéria orgânica e na manutenção dos ciclos de nutrientes.

Além da função ecológica, a exposição também foca nas aplicações dos fungos em diversas áreas, como gastronomia, medicina, farmácia e até na indústria biotecnológica. O público poderá explorar as várias utilidades dessas formas de vida, que vão desde a produção de medicamentos até o desenvolvimento de alimentos como queijos e fermentos.

Como parte da programação, três oficinas práticas e educativas são oferecidas pelo MCN, voltadas para diferentes faixas etárias:

- Arte Fúngica: alunos do 2o ao 5º ano do Ensino Fundamental podem explorar sua criatividade ao criar cogumelos artísticos com lápis de cor e tinta. A atividade incentiva o uso da imaginação para criar diferentes formas e cores inspiradas na diversidade dos fungos.

- Criação de Modelos de Fungos: destinada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, esta oficina propõe a construção de modelos de cogumelos usando materiais simples, como EVA e palitos de dente. O objetivo é ensinar as partes e funções dos corpos frutíferos dos fungos de forma lúdica e prática.

- Medicina Fúngica: voltada para estudantes do Ensino Médio, esta oficina combina aprendizado científico e diversão com a apresentação de espécies de fungos usadas na medicina e um jogo de perguntas e respostas sobre as pesquisas mais atuais na área. Um duelo de cartas temáticas sobre fungos encerra a atividade.

A exposição é aberta ao público, com visitas gratuitas e sem necessidade de agendamento. Grupos maiores podem realizar visitas guiadas, mediante agendamento. É uma oportunidade para estudantes e comunidade em geral conhecerem mais sobre a importância desses organismos e sua diversidade.

O MCN está localizado no Setor A, Sala 100 - Prédio 8 do campus da Univates. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mcn@univates.br.

Horários de visitação:

- Segunda a quarta e sexta-feira: 8h às 11h30min e 13h às 17h