Olimpíadas

Mais de 2 mil estudantes participam da 26ª Olimpíada Matemática da Univates

Por Pietra Darde

Postado em 16/09/2024 10:21:19

Na sexta-feira, 13 de setembro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou a 26ª edição da Olimpíada Matemática da Univates (OMU), um dos eventos mais tradicionais e esperados pelas escolas da região do Vale do Taquari. Neste ano, participaram da Olimpíada 2.500 estudantes, representando 72 escolas. O evento marcou o retorno ao formato presencial após as edições realizadas remotamente devido à pandemia de covid-19.

A Olimpíada faz parte do projeto de extensão “Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico” e tem como objetivo estimular o interesse e o prazer pela matemática. Para a coordenadora da OMU, Marli Teresinha Quartieri, esta edição foi “uma retomada importante, com muita energia por parte dos alunos e interação que só o ambiente presencial pode proporcionar”.

A professora de Matemática Susane Feraboli, da Escola Estadual de Educação Básica José Plácido de Castro, de Relvado, acompanhou um grupo de 14 estudantes da escola, que já participa da Olimpíada há várias edições. “Para alguns alunos é novidade, e outros já participaram de edições anteriores. Eles gostam muito de participar, pois para eles é um desafio. Quando acabam, eles querem contar tudo desta experiência, com muito entusiasmo”, relatou a professora.

A competição envolveu estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, que realizaram as provas de forma individual ou em duplas. Os resultados serão divulgados até 08 de novembro, e o dia da cerimônia de premiação será comunicado posteriormente.

Saiba mais sobre a Olimpíada Matemática da Univates

Desde sua criação em 1997, a OMU tem como objetivo estimular o interesse e o gosto pela Matemática, incentivando a vocação científica entre os estudantes dos municípios do Vale do Taquari e de regiões vizinhas.

Ao longo de suas 26 edições, a OMU já envolveu 54.849 estudantes de 35 municípios, consolidando-se como uma iniciativa que vai além do incentivo ao estudo da Matemática, promovendo a integração entre pessoas e a diversidade de saberes.

Este ano, a OMU conta com o apoio da Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nº 03/2023 - Olimpíadas Científicas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento científico e educacional da região.

Escolha uma formação

Graduação presencial