Música

Referência cultural no Vale do Taquari: Orquestra Gustavo Adolfo Univates terá formação filarmônica

Por Redação Univates

Postado em 13/09/2024 12:37:34

Com informações de Estúdio A Hora

O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, conhecido como GA, é reconhecido por seu empenho na música instrumental, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Desde 1996, a instituição oferece oficinas extracurriculares de música, incentivando os alunos a aprimorarem seus talentos.

Criada em 1997, a Orquestra GA é destinada a iniciantes e disponibiliza uma infraestrutura acadêmica de excelência. Os músicos recebem a orientação necessária para seu progresso e, eventualmente, para integrar a Orquestra GA Univates.

"O Colégio mantém uma conexão estreita com a comunidade, e, por isso, a Orquestra GA Univates não atende apenas os alunos da instituição, mas também os interessados da comunidade. Até 2030, as duas instituições planejam criar uma Orquestra Filarmônica para o Vale do Taquari", afirma o diretor do GA, Edson Wiethölter.

Por meio de concertos e das Oficinas de Instrumentos Musicais, GA e Univates se dedicam a transformar o cenário cultural e artístico local, oferecendo qualidade de vida e diversidade musical à comunidade.

A Reitora da Universidade, Evânia Schneider, destaca que a Orquestra vai além dos limites da Instituição, promovendo diálogo, reflexão e transformação. "Estamos investindo na formação integral dos jovens, na pesquisa musical e na extensão universitária, que impacta diretamente a comunidade ao nosso redor", afirma.

A Formação Filarmônica da Orquestra envolve ações que engajam a sociedade corporativa do Vale, visando criar um ecossistema de empresas que, por meio de isenções fiscais, apoiem as leis de incentivo à cultura, tanto estadual quanto nacional. Associando suas marcas a esse projeto, as empresas reforçarão sua responsabilidade social e contribuirão para o enriquecimento cultural.

A música e o desenvolvimento pessoal

Ana Carolina Röhsig, ex-aluna do GA e instrumentista da Orquestra há 9 anos, vivenciou a transição de Orquestra GA para Orquestra GA Univates. Ana teve seu primeiro contato com a flauta doce no 1º ano do Ensino Fundamental, seguindo para flauta transversal e saxofone.

"Minha vida sempre teve um fundo musical. Quando toco na Orquestra, faço parte desse fundo sonoro", comenta Ana.

Para ela, estar na Orquestra GA Univates tem um impacto direto em seu desenvolvimento pessoal. "Quando eu era muito tímida, conseguia me expressar melhor por meio da música. No grupo, conseguimos reconhecimento como musicistas e profissionais."

Agenda 2024

1o/09 | 17h – Feira do Livro de Lajeado – Sesc

15/10 | 20h – Teatro Mauá – Santa Cruz do Sul (Espetáculo RETRATOS)

11 e 12/12 – Espetáculo de Natal