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Ciência, Pesquisa

Revista Signos apresenta novo número

Por Lucas George Wendt

Postado em 12/09/2024 12:39:48


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Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

A revista Signos é um periódico da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Vinte textos compõem a nova edição. 

Confira os textos desta edição

INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS: A TRAVESSIA DAS LETRAS

Claudia Campos Soares

EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO NO ESTUDO (AUTO) BIOGRÁFICO: DESTAQUE DAS VOZES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERVISORES DE ESTÁGIO

Caio Corrêa Derossi

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM UMA MENSAGEM MENTIROSA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA SEMIÓTICA DISCURSIVA

Rafaela Oppermann Miranda, Luciana Maria Crestani

A ESTATÍSTICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO RIO GRANDE DO SUL

Paola Aquino dos Santos, Ana Marli Bulegon

AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Maria da Conceição Costa, Maria de Jesus Alves, Simone Cavalcanti Moreira Leite

PROJETO MULTIPROFISSIONAL ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Morgana Pappen, Ana Carolina Bienert, Luci Helen Alvez Freitas, Vitória Gelsdorf Dumke, Emelin Pappen, Guilherme Mocelin, Larissa Calheiro, Daniel Barcelos Petry, Hildegard Hedwig Pohl, Suzane Beatriz Frantz Krug

AFECTACIÓN DE LOS TRASTORNOS DEL SUEÑO EN LA CALIDAD DE VIDA DE LOS POLICÍAS

Luis Carlos Cervantes Estrada, Oleskyenio Enrique Floréz Rincon, Jessica Ivonne Bermúdez Floréz

PRÁTICAS AVALIATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS BASES DE DADOS REDALYC E SCOPUS

Adriano de Araújo Santos, Lucia Giraffa

LITERACIA MIDIÁTICA E COMBATE A FAKE NEWS: UM ESTUDO DE CASO COM O PÚBLICO DA TERCEIRA IDADE

Carla Montuori Montuori Fernandes, Luiz Ademir de Oliveira, Pedro Augusto Farnese, Luciana Janizello Augusto

APRENDER COM OS SIGNOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS PROVOCAÇÕES

Dhemersson Warly Santos Costa, Maria dos Remédios de Brito

JOHN DEWEY E A DEMOCRACIA COMO FORMA DE VIDA: AS ATRIBUIÇÕES DO EDUCADOR NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS

Diane Serpa, Eunice Gomes da Silva, Claudio Almir Dalbosco

CULTURA DIGITAL: INTERSEÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEMPORÂNEA

Vinicius Azambuja Ribeiro, Leticia Azambuja Lopes

O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NA ESCOLARIDADE BÁSICA: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA ERA PÓS MATEMÁTICA MODERNA

Wagner Marcelo Pommer, Pedro Pereira de Almeida Júnior

A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE EM REVISTAS DE PSICANÁLISE: ANÁLISE DA PRESENÇA DO “DISCURSO CAPITALISTA DE JACQUES LACAN”

Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki

ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2018 A 2023

Guilherme Araújo Soares, Maria Isabel Menezes Rolleri, Maria Ione Feitosa Dolzane

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM PANORAMA BRASILEIRO

Felipe Gasparini, Everton Bedin, Eduardo Miranda

ELEMENTOS FÍSICOS DE PARQUES INFANTIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO (1937-1978)

Aline de Novaes Conceição

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E A COCRIAÇÃO DE VALOR NO CONTEXTO DO ENSINO SOB À ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Maicon da Silva

APRENDIZAGEM ENTRE PARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA

Andreia do Nascimento Lima

A PRIVATIZAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO E SEUS EFEITOS ÀS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS

Syllas Franklin Rodrigues Gomes, Suyene Monteiro da Rocha

Saiba mais

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português. 

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr). 

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. 

É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. 

Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.

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