Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
A revista Signos é um periódico da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Vinte textos compõem a nova edição.
Confira os textos desta edição
INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS: A TRAVESSIA DAS LETRAS
Claudia Campos Soares
EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO NO ESTUDO (AUTO) BIOGRÁFICO: DESTAQUE DAS VOZES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERVISORES DE ESTÁGIO
Caio Corrêa Derossi
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM UMA MENSAGEM MENTIROSA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA SEMIÓTICA DISCURSIVA
Rafaela Oppermann Miranda, Luciana Maria Crestani
A ESTATÍSTICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO RIO GRANDE DO SUL
Paola Aquino dos Santos, Ana Marli Bulegon
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Maria da Conceição Costa, Maria de Jesus Alves, Simone Cavalcanti Moreira Leite
PROJETO MULTIPROFISSIONAL ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Morgana Pappen, Ana Carolina Bienert, Luci Helen Alvez Freitas, Vitória Gelsdorf Dumke, Emelin Pappen, Guilherme Mocelin, Larissa Calheiro, Daniel Barcelos Petry, Hildegard Hedwig Pohl, Suzane Beatriz Frantz Krug
AFECTACIÓN DE LOS TRASTORNOS DEL SUEÑO EN LA CALIDAD DE VIDA DE LOS POLICÍAS
Luis Carlos Cervantes Estrada, Oleskyenio Enrique Floréz Rincon, Jessica Ivonne Bermúdez Floréz
PRÁTICAS AVALIATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS BASES DE DADOS REDALYC E SCOPUS
Adriano de Araújo Santos, Lucia Giraffa
LITERACIA MIDIÁTICA E COMBATE A FAKE NEWS: UM ESTUDO DE CASO COM O PÚBLICO DA TERCEIRA IDADE
Carla Montuori Montuori Fernandes, Luiz Ademir de Oliveira, Pedro Augusto Farnese, Luciana Janizello Augusto
APRENDER COM OS SIGNOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS PROVOCAÇÕES
Dhemersson Warly Santos Costa, Maria dos Remédios de Brito
JOHN DEWEY E A DEMOCRACIA COMO FORMA DE VIDA: AS ATRIBUIÇÕES DO EDUCADOR NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS
Diane Serpa, Eunice Gomes da Silva, Claudio Almir Dalbosco
CULTURA DIGITAL: INTERSEÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEMPORÂNEA
Vinicius Azambuja Ribeiro, Leticia Azambuja Lopes
O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NA ESCOLARIDADE BÁSICA: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA ERA PÓS MATEMÁTICA MODERNA
Wagner Marcelo Pommer, Pedro Pereira de Almeida Júnior
A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE EM REVISTAS DE PSICANÁLISE: ANÁLISE DA PRESENÇA DO DISCURSO CAPITALISTA DE JACQUES LACAN
Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DE 2018 A 2023
Guilherme Araújo Soares, Maria Isabel Menezes Rolleri, Maria Ione Feitosa Dolzane
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM PANORAMA BRASILEIRO
Felipe Gasparini, Everton Bedin, Eduardo Miranda
ELEMENTOS FÍSICOS DE PARQUES INFANTIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO (1937-1978)
Aline de Novaes Conceição
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E A COCRIAÇÃO DE VALOR NO CONTEXTO DO ENSINO SOB À ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Maicon da Silva
APRENDIZAGEM ENTRE PARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA
Andreia do Nascimento Lima
A PRIVATIZAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO E SEUS EFEITOS ÀS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS
Syllas Franklin Rodrigues Gomes, Suyene Monteiro da Rocha
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos. O periódico Caderno Pedagógico encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.