Com informações do Grupo A Hora
O 2º Seminário "Pensar o Vale Pós-Enchente, que acontece nos dias 4 e 5 de setembro de 2024 no auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari - Univates, reúne especialistas de diversas áreas para discutir soluções e estratégias pós-desastre na região do Vale do Taquari, fortemente impactada por recentes enchentes em 2023 e 2024. No primeiro dia do evento, 4 de setembro, a programação começou às 13h, com a abertura oficial e uma apresentação de César Nunes, diretor do Centro Integrado de Desastres de Santa Catarina.
Às 14h30min, um painel contou com a participação de especialistas como Sofia Moraes, professora da Univates, Luciano Boeira, da Defesa Civil, Masato Kobiyama, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e Osvaldo Moraes, do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), discutindo como a população pode se preparar para eventos climáticos extremos no futuro. O dia se encerrou com o lançamento do livro e cartilha educativa Educame, do Grupo A Hora, voltado para a conscientização em casos de desastres, com uma peça teatral da Roca Sales. Confira aqui a transmissão do evento
No dia 5 de setembro, as atividades começaram cedo, às 8h, com a abertura e uma série de palestras estilo TED, com destaques como Sérgio Diefenbach, promotor de Justiça, e Eduardo Estevam Camargo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar. O foco foi nas ações de recuperação e estratégias para enfrentar os desafios que as enchentes impõem ao Vale do Taquari.
Entre os destaques do segundo dia esteve o painel sobre eventos climáticos extremos, com a participação de especialistas como Verônica Erthal, da Médicos Sem Fronteiras, e João Colker, da Associação de Pedagogia de Emergência do Brasil, às 8h50min. Às 10h40min, foi discutido o futuro das cidades afetadas, com a mesa-redonda sobre o plano diretor de habitação e como reocupar as áreas de risco, contando com Maneco Hassen, secretário-executivo do Ministério da Reconstrução, e Júlio Salecker, vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.
A tarde teve ainda uma série de discussões sobre mobilidade, infraestrutura e o financiamento necessário para a reconstrução da região. Às 15h25min, especialistas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, como Tiago Peroba e Márcio Stefli, debaterão os fundos disponíveis para as obras estruturantes e o que as cidades do Vale precisam fazer para acessar esses recursos.
O evento se encerrou com a leitura de uma carta direcionada aos candidatos a prefeito do Vale do Taquari, que reúne propostas e compromissos para a reconstrução da região após as tragédias recentes.
Confira toda a programação
04/09
13h: Credenciamento e abertura oficial.
14h10min: Palestra TED com César Nunes, diretor do Centro Integrado de Desastres de Santa Catarina.
14h30min: Painel intitulado "Como estamos e o que fazemos para estarmos melhor preparados para os próximos eventos climáticos extremos?", com a participação de:
- Sofia Moraes (Univates),
- Luciano Boeira (Coordenador estadual da Defesa Civil),
- Masato Kobiyama (Geólogo e pesquisador do IPH da UFRGS),
- Osvaldo Moraes (Secretário do Ministério da Inovação, online).
- Mediador: Fernando Weiss.
16h30min: Apresentação de teatro com alunos de Roca Sales e lançamento do livro e cartilha "EDUCAME", iniciativa de projeto educacional de Blumenau/SC, que inspirou o projeto do Grupo A Hora. O evento também inclui a entrega de livros e cartilhas para projetos da região.
05/09
8h: Credenciamento e abertura das atividades.
8h30min: TED com Sergio Diefenbach Promotor de Justiça.
8h40min: TED com Eduardo Estêvam Camargo Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar.
8h50min: Painel: Eventos climáticos extremos Como agir durante os fenômenos para salvar as pessoas e amparar quem precisa de apoio?
- Gisele Dhein Psicóloga.
- Verônica Erthal Coordenadora e profissional do Médico Sem Fronteiras.
- Franco Buffon Superintendente do SGB (CPRM).
- William Boudaikan Presidente da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil (online).
- João Gabriel Müller Coordenador da Cozinha Solidária.
- Mediador: Filipe Faleiro.
10h30min: TED com Sidnei Agra Sócio-diretor da Profil.
10h40min: Painel: Plano diretor e habitação Como (re)ocupar as cidades com resiliência? O que a tragédia nos ensinou e o que faremos daqui para frente?
- Jamie Weizenmann Professora da Univates.
- Maneco Hassen Secretário-executivo do Ministério da Reconstrução.
- Eduardo Alves Salgado Presidente da Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales.
- Júlio Salecker Vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.
- Mediadora: Cintia Agostini
13h30min: TED com Roberto Lucchese Empresário ("O que a reconstrução da ponte de ferro em duas semanas nos ensina?").
13h40min: Painel: Obras estruturantes. Mobilidade, logística, desassoreamento, obras de contenção: o que precisamos saber e conhecer para não investir errado?
- Diego Tomasi Diretor de infraestrutura e logística do Setcergs.
- Carlos Bortoli Sócio-diretor da Profil.
- Marcelo Caumo Prefeito de Lajeado.
- Erick Moura Diretor aquaviário do Dnit.
- Mediador: Rodrigo Martini.
15h15min: TED com Nilto Scapin Integrante do Reconstrói Estrela e diretor da Rhodoss.
15h25min: Painel: Financiamento e ações para estrutura. Como o Vale se habilita para os fundos de financiamento e quais mecanismos existentes que precisamos conhecer para buscar ajuda externa?
- Márcio Port Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste.
- Simone Stülp Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia e coordenadora do Comitê Científico do Piratini.
- Marlon Bentlin Gerente regional do BRDE.
- Tiago Peroba Chefe do Departamento de Clientes e Relacionamento do BNDES.
- Ângelo Fontana Presidente da CIC-VT e vice-presidente regional da Fiergs.
- Mediador: Adair Weiss.
17h15min: Carta do Vale do Taquari Que será endereçada aos candidatos a prefeito do Vale do Taquari.
Confira o que disse a reitora Evania Schneider na abertura do evento
Sejam muito bem-vindos a esta casa, que orgulhosamente leva o nome do Vale do Taquari. Temos imenso orgulho de ser a Universidade deste Vale, uma instituição que, há cinquenta e cinco anos, trabalha em conjunto com todos os municípios da região para promover crescimento, desenvolvimento e fortalecimento.
Falar sobre força, especialmente neste momento, é simbólico. Mas, antes de qualquer coisa, preciso expressar alguns agradecimentos muito importantes. Como já foi bem mencionado pelo, seria impossível agradecer individualmente a todas as autoridades e pessoas que têm trabalhado incansavelmente na reconstrução e recuperação do nosso Vale. No entanto, gostaria de fazer alguns destaques.
É uma honra receber o ministro [Paulo] Pimenta nesta tarde. A sua presença reflete o empenho do Governo Federal em apoiar nossa região, e, em seu nome, agradeço a toda a equipe federal, bem como às demais autoridades presentes, que praticamente se mudaram para o Rio Grande do Sul desde setembro, sob a liderança do ministro Pimenta e por determinação do presidente.
Agradeço, também, à secretária Marjorie [Kauffmann], em nome do governo estadual, pelo apoio contínuo do nosso governador [Eduardo Leite] e vice-governador. Lembro-me bem do início desta crise, quando, em setembro, o vice-governador Gabriel [Souza] instalou seu gabinete em Encantado para estar próximo e lidar com os problemas urgentes. O que você e sua equipe têm feito, assim como toda a equipe do estado, tem sido fundamental para o nosso Vale. Muito obrigado.
Em nome do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, que hoje é o anfitrião deste evento, e que também representa todos os prefeitos do Vale, deixo meu agradecimento. Todos têm trabalhado arduamente, junto às suas equipes, para superar os enormes desafios que enfrentamos. Marcelo, estendo este agradecimento a todos os prefeitos e autoridades do Vale do Taquari, que não têm medido esforços para ajudar na reconstrução.
Por fim, agradeço a você, Adair [Weiss], pela liderança na organização deste evento. É importante que continuemos discutindo questões tão importantes como essas, para garantir que tragédias como a que vivemos não se repitam. Sabemos que desastres climáticos são inevitáveis, mas podemos aprender com o que aconteceu.
E é com essa ideia de aprendizado que encerro minhas palavras. Espero que, nestes dois dias, possamos refletir sobre as lições que tiramos desse episódio. Uma das palavras-chave aqui é aprendizado. Precisamos aproveitar o vasto conhecimento produzido não apenas na Univates, mas também em outras universidades, para encontrar soluções científicas para problemas como os que enfrentamos.
Outra palavra fundamental é prevenção. Devemos discutir como prevenir que eventos dessa magnitude voltem a acontecer, preservando vidas e lares. A palavra seguinte é construção. Vamos trabalhar para construir um Vale mais forte, mais resiliente e melhor para todos.
E, por fim, cooperação. Que possamos ser reconhecidos como o Vale da cooperação, onde todos os municípios trabalham juntos, afinal, somos o que somos graças a este rio e a este vale que compartilhamos.
Encerrando, deixo a reflexão: o que queremos para o futuro deste Vale? Mais importante ainda, o que este Vale nos pede enquanto seres humanos?
Muito obrigada!