Institucional

Univates lança programa inédito de bolsas de estudo para cursos de graduação presenciais

Postado em 04/09/2024 07:08:23

A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma instituição comunitária que preza pela excelência acadêmica e pelo desenvolvimento de todas as comunidades em que está inserida. Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor graduação do Brasil entre as universidades não públicas, a Instituição lança um programa inédito de bolsas para ampliar o acesso ao Ensino Superior: a Bolsa Impulsiona.

Conforme a reitora da Univates, Evania Schneider, o programa foi criado para incentivar aquelas pessoas que desejam cursar uma graduação e buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho. “Muitos jovens, principalmente, querem continuar os estudos, mas ainda não têm renda própria ou experiência para ingressar no mercado de trabalho. A Bolsa Impulsiona foi pensada justamente para atender esse público e possibilitar que mais pessoas se qualifiquem e realizem seus sonhos”, complementa.

O programa destinará 125 bolsas de estudo para ingresso em cursos de graduação presenciais no primeiro semestre de 2025. Os estudantes contemplados terão dois anos de mensalidades com valores reduzidos, sendo 80% de desconto nas mensalidades do semestre 2025A, 60% de desconto no semestre 2025B, 45% de desconto em 2026A e 30% de desconto no semestre 2026B.

Para os cursos superiores de tecnologia, cujo tempo de integralização é menor, a bolsa será concedida no primeiro ano do curso, sendo 80% de desconto nas mensalidades do primeiro semestre e 60% de desconto no semestre 2025B.

Serão distribuídas cinco bolsas por curso de graduação, exceto Medicina e cursos de licenciatura. Além da bolsa, os candidatos selecionados receberão o suporte da Rede de Carreiras da Univates, que acompanhará a jornada acadêmica para que os estudantes se preparem e encontrem oportunidades compatíveis com seu perfil para ingressar no mercado de trabalho.

Gian Michailoff

Quem pode participar

Para concorrer a uma Bolsa Impulsiona, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições a partir do exercício de 2009, e atingido o mínimo de 200 pontos na prova de Redação; e comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo.

A bolsa é exclusiva para novos estudantes e não será destinada a estudantes com matrícula ativa em 2024B ou que já tenham tido matrícula no curso de graduação escolhido para este processo seletivo.

Inscrições

As inscrições no processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site univates.br/bolsas/inscricao. No momento da inscrição, o candidato deverá selecionar a edição do Enem que pretende utilizar para concorrer a uma bolsa. A classificação dos candidatos será feita conforme a nota obtida no Enem.

O resultado preliminar da seleção será divulgado até o dia 27 de janeiro de 2025.

Clique aqui para ler o edital

Bolsa Provão

A Univates também conta com a Bolsa Provão, que será destinada a oito candidatos que obtiverem as melhores notas no provão presencial para ingresso no primeiro semestre de 2025. A prova é exclusiva para candidatos interessados em ingressar em cursos de graduação presenciais, exceto Medicina. As bolsas são integrais e válidas por um semestre.

Para concorrer, é necessário realizar a inscrição gratuitamente em univates.br/vestibular até o dia 21 de outubro e participar do provão no dia 27 de outubro. A classificação será efetuada pelo critério de ordem decrescente dos pontos obtidos na prova, independentemente do curso escolhido pelo candidato. O resultado será divulgado até o dia 4 de novembro.

Outras informações sobre o processo seletivo e a concessão de bolsas podem ser obtidas no site, pelo telefone 0800 707 08 09, pelo WhatsApp (51) 3714-7043 ou pelo e-mail vemprauni@univates.br.

Escolha uma formação

Graduação presencial