Palestra no Museu de Ciências aborda fungos causadores de doenças

Por Lucas George Wendt

Postado em 04/09/2024 09:51:11

No dia 30 de agosto, o Museu de Ciências (MCN) da Universidade do Vale do Taquari - Univates promoveu a palestra "Conhecendo os Fungos Causadores de Doenças", ministrada pela professora doutora Daiane Heidrich. O evento, realizado no auditório do Prédio 11, atraiu aproximadamente 200 estudantes do Ensino Médio, incluindo alunos do Colégio Gustavo Adolfo e do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, ambos de Lajeado.

Durante a palestra, Daiane abordou temas gerais sobre o universo dos fungos, começando com uma introdução aos diferentes grupos desse reino e sua importância ecológica. A professora destacou como os fungos são importantes nos ecossistemas, tanto como decompositores quanto na formação de relações simbióticas.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a utilização dos fungos na Medicina, especialmente na produção de fármacos. A docente elucidou como determinados fungos têm sido utilizados para desenvolver medicamentos que contribuem para a saúde pública.

A palestra culminou com uma análise das principais doenças causadas por fungos no Brasil, com ênfase naquelas de relevância médico-veterinária. Os alunos puderam aprender sobre as enfermidades mais comuns e os impactos que essas doenças têm tanto na saúde humana quanto animal.

O evento foi destinado não apenas aos estudantes de Ensino Médio, mas também aos alunos de graduação e demais interessados no tema, reforçando o compromisso do MCN e da Univates em promover o conhecimento científico e a educação continuada.

Para mais informações sobre futuras palestras e atividades no MCN, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br.

Escolha uma formação

Graduação presencial