Saúde

Pesquisa investiga a influência da palhaçoterapia nos níveis de felicidade de idosos institucionalizados

Por Lucas George Wendt

Postado em 04/09/2024 07:10:43

Uma pesquisa conduzida no Lar Tabita, em Lajeado, revelou os benefícios da palhaçoterapia para a felicidade de idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpi). O estudo focou nas ações do Projeto de Extensão Clown - E seu sorrir!? e mostrou resultados significativos na elevação dos níveis de felicidade dos residentes.

O Projeto Clown, que leva a terapia do riso a pessoas, foi analisado para verificar seu impacto na vida de idosos institucionalizados. A pesquisa, realizada entre 31 de março e 27 de maio de 2022, adotou uma abordagem exploratória, descritiva e transversal, utilizando entrevistas semiestruturadas e a aplicação da Escala Subjetiva de Felicidade (ESF) e da Escala Única -  instrumentos usados para mensurar níveis de felicidade.

A pesquisa é de autoria das estudantes Djuly Pereira Rutz e Ana Carolina Cherobini Scherer, bem como das professoras Claudete Rempel e Magali Teresinha Quevedo Grave, todas do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O estudo está publicado na revista Peer Review.

O estudo envolveu 13 idosos do Lar Tabita, com idades entre 66 e 92 anos, e sete voluntários do Projeto Clown. Os participantes foram escolhidos com base em critérios específicos, incluindo a capacidade de compreender e responder ao estudo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Univates (5.003.458).

Os resultados indicaram uma melhora nos níveis de felicidade dos idosos após cinco visitas realizadas pelos "Doutores Palhaços". A análise das respostas da ESF e da Escala Única mostrou que, embora houvesse variações nos sentimentos de felicidade, as visitas dos Clowns resultaram em um aumento geral nos níveis de bem-estar.

A pesquisa revelou que, ao comparar-se com amigos, os idosos não se sentiram totalmente menos felizes. No entanto, as respostas às questões da ESF demonstraram que a sensação de felicidade variava entre os participantes. A média geral de felicidade foi de 5,5 pontos, sugerindo um sentimento positivo predominante entre os idosos.

Os dados mostram que, apesar das diferenças individuais, a maioria dos idosos respondeu positivamente às visitas dos Doutores Palhaços. Doze dos treze idosos expressaram prazer com as visitas e desejaram a continuidade das ações, destacando o impacto positivo das atividades lúdicas e das brincadeiras.

A pesquisa também revelou que muitos idosos enfrentam desafios emocionais, como o desejo de retornar para casa, mas ainda assim se beneficiam das atividades oferecidas pelo Projeto Clown. A diversidade nas respostas reflete as particularidades individuais e a complexidade das experiências dos residentes.

A análise revelou que a frequência das visitas e a duração da institucionalização influenciam os níveis de felicidade. Idosos que recebiam menos visitas ou estavam há mais tempo institucionalizados mostraram menor satisfação, o que destaca a importância do contato regular e da intervenção positiva.

Os resultados destacam a eficácia da palhaçoterapia como uma abordagem valiosa para a humanização do cuidado em Ilpis. As ações do Projeto Clown proporcionaram momentos de alegria e descontração, contribuindo para a melhoria do estado emocional dos idosos.

O estudo também evidenciou a importância de integrar práticas inovadoras e terapêuticas no cuidado de idosos, promovendo a felicidade e o bem-estar em ambientes de longa permanência. A pesquisa reforçou a necessidade de estratégias que considerem o impacto emocional das condições de institucionalização.

Escolha uma formação

Graduação presencial