Ciência, Pesquisa

Por Lucas George Wendt

Postado em 03/09/2024 12:44:44

Divulgação

A educação física escolar ganha uma nova perspectiva com o lançamento do e-book "Educação Física Escolar e Tecnologias Digitais: relatos de práticas de Ensino na articulação com a pesquisa", organizado por Derli Juliano Neuenfeldt, professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates. A obra pode ser conferida gratuitamente por meio deste link.

“Destaco que o principal propósito deste livro é mostrar caminhos possíveis na relação entre Educação Física Escolar e as Tecnologias Digitais, amparados em referenciais teóricos que problematizam o uso que fazemos das tecnologias digitais no ensino. Esperamos que este livro possa inspirar outros professores em suas aulas”, explica Neuenfeldt.

Ana Amélia Ritt

A obra reúne uma série de experimentações realizadas com tecnologias digitais no ensino da Educação Física, destacando a importância de integrar corpo e movimento ao uso dessas ferramentas. Com base em pesquisas que exploraram a aplicação de tecnologias no contexto escolar, o livro se destaca por propor uma abordagem crítica e autoral ao ensino, alinhando-se aos pressupostos da técnica de pesquisa chamada pesquisa-ação.

O primeiro capítulo, "Um olhar para a política nacional de educação digital", escrito por Neuenfeldt em parceria com a doutoranda Tatiele Gisch Kuntz, examina como a legislação brasileira tem tratado a relação entre educação digital e ensino. Em seguida, a obra apresenta relatos de práticas pedagógicas que utilizam tecnologias digitais na Educação Física, ilustrando como esses recursos podem ser empregados de forma inovadora.

Dois dos capítulos, "Educação Física escolar e tecnologias digitais: experimentando essa relação" e "Tecnologias digitais na educação física escolar: uma experiência no ensino do futsal utilizando QR codes", resultam da pesquisa "Aulas de Educação Física não presenciais nos anos finais do Ensino Fundamental: aprendizagens didático-pedagógicas a partir da pandemia de covid-19", financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs. Esses estudos foram desenvolvidos em colaboração com escolas de Ensino Fundamental e contaram com a participação de bolsistas de iniciação científica e de mestrado do PPGEnsino da Univates.

Outra contribuição é o capítulo "Possibilidades de utilização de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental", baseado na dissertação de mestrado de Elaine Marilene Stack Paludo, orientada por Neuenfeldt. O texto oferece um panorama das aulas e tecnologias utilizadas, servindo como guia para outros professores que desejam incorporar recursos digitais em suas práticas pedagógicas.

O livro também inclui a pesquisa de Gabriela Giongo, que investigou as percepções de alunos do Ensino Médio sobre o uso de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física, contempla ainda uma reflexão sobre a relação entre corpo, linguagem e cultura em contextos educativos, apresentada no capítulo "No Fundo da Grota: uma experiência problematizadora da relação entre corpo, linguagem e cultura".

Escolha uma formação

Graduação presencial