Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ciência, Pesquisa

Livro aborda integração de Tecnologias Digitais na Educação Física Escolar

Por Lucas George Wendt

Postado em 03/09/2024 12:44:44


Compartilhe

Divulgação

A educação física escolar ganha uma nova perspectiva com o lançamento do e-book "Educação Física Escolar e Tecnologias Digitais: relatos de práticas de Ensino na articulação com a pesquisa", organizado por Derli Juliano Neuenfeldt, professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates. A obra pode ser conferida gratuitamente por meio deste link. 

“Destaco que o principal propósito deste livro é mostrar caminhos possíveis na relação entre Educação Física Escolar e as Tecnologias Digitais, amparados em referenciais teóricos que problematizam o uso que fazemos das tecnologias digitais no ensino. Esperamos que este livro possa inspirar outros professores em suas aulas”, explica Neuenfeldt.

Ana Amélia Ritt

A obra reúne uma série de experimentações realizadas com tecnologias digitais no ensino da Educação Física, destacando a importância de integrar corpo e movimento ao uso dessas ferramentas. Com base em pesquisas que exploraram a aplicação de tecnologias no contexto escolar, o livro se destaca por propor uma abordagem crítica e autoral ao ensino, alinhando-se aos pressupostos da técnica de pesquisa chamada pesquisa-ação.

O primeiro capítulo, "Um olhar para a política nacional de educação digital", escrito por Neuenfeldt em parceria com a doutoranda Tatiele Gisch Kuntz, examina como a legislação brasileira tem tratado a relação entre educação digital e ensino. Em seguida, a obra apresenta relatos de práticas pedagógicas que utilizam tecnologias digitais na Educação Física, ilustrando como esses recursos podem ser empregados de forma inovadora.

Dois dos capítulos, "Educação Física escolar e tecnologias digitais: experimentando essa relação" e "Tecnologias digitais na educação física escolar: uma experiência no ensino do futsal utilizando QR codes", resultam da pesquisa "Aulas de Educação Física não presenciais nos anos finais do Ensino Fundamental: aprendizagens didático-pedagógicas a partir da pandemia de covid-19", financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs. Esses estudos foram desenvolvidos em colaboração com escolas de Ensino Fundamental e contaram com a participação de bolsistas de iniciação científica e de mestrado do PPGEnsino da Univates.

Outra contribuição é o capítulo "Possibilidades de utilização de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental", baseado na dissertação de mestrado de Elaine Marilene Stack Paludo, orientada por Neuenfeldt. O texto oferece um panorama das aulas e tecnologias utilizadas, servindo como guia para outros professores que desejam incorporar recursos digitais em suas práticas pedagógicas.

O livro também inclui a pesquisa de Gabriela Giongo, que investigou as percepções de alunos do Ensino Médio sobre o uso de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física, contempla ainda uma reflexão sobre a relação entre corpo, linguagem e cultura em contextos educativos, apresentada no capítulo "No Fundo da Grota: uma experiência problematizadora da relação entre corpo, linguagem e cultura".

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar