Grupo de docentes da Univates é selecionado pela Fiocruz para receber formação

Por Lucas George Wendt

Postado em 02/09/2024 15:03:02

A Universidade do Vale do Taquari - Univates teve cinco de seus professores selecionados para o curso de Qualificação Profissional em nível de Atualização "eMulti em FormAÇÃO: Curso para Docentes de Aprendizagem", promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa é uma parceria com a Coordenação de Ações Interprofissionais do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

Os docentes selecionados são:

- Cássia Regina Gotler Medeiros (Enfermagem e Medicina)

- Glademir Schwingel (Fisioterapia)

- Maurício Teixeira (Odontologia e Medicina)

- Elisângela Mara Zanelatto e Gisele Dhein (Psicologia)

O curso, com início previsto para agosto de 2024 e conclusão em novembro do mesmo ano, tem como objetivo formar um cadastro de docentes aptos a atuar em cursos voltados para profissionais de saúde das equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). A contratação dos aprovados ocorrerá a partir de janeiro de 2025, conforme a demanda e o preenchimento das vagas no curso subsequente.

O curso será desenvolvido em quatro módulos, com uma carga horária total de 120 horas, divididas entre atividades síncronas e assíncronas, além de seminários presenciais. A estrutura curricular abrange temas como manejo de grupos, políticas de saúde, programas prioritários e metodologias e tecnologias sociais.

As vagas de docentes estão distribuídas por região do país, com um total de 270 vagas, sendo 20 delas priorizadas para o estado do Rio Grande do Sul. O encerramento do curso ocorrerá no dia 26 de novembro em Brasília, quando os docentes da Universidade viajarão para participar das ações finais da formação.

A professora Cassia conta que está feliz pela seleção. “Eu e meus colegas ficamos muito contentes com o resultado da seleção, pois foi muito concorrida. Havia 3.000 inscritos para 270 vagas. O fato de cinco das 20 vagas previstas para o RS terem sido preenchidas por professores da Univates demonstra a qualificação deles, tanto na experiência acadêmica quanto junto às equipes de atenção à saúde da região”.

“Participar de uma formação como essa, em que teremos contato com profissionais de saúde de muitas áreas e regiões do Brasil, a partir de metodologias inovadoras e professores de excelência, gera altas expectativas”, projeta ela.

“O curso vai contribuir muito para nossa qualificação como docentes, sendo que poderemos trazer experiências diversificadas para nossos estudantes da Univates, além de novas metodologias de estudo. Além disso, teremos a oportunidade de atuarmos como multiplicadores desta formação para equipes da Atenção Primária à Saúde de todo o país, desenvolvendo uma ampla rede de contatos na área”.

Escolha uma formação

Graduação presencial