Aula+

Representantes do Movit, de Arroio do Meio, e professores da Univates entregam prêmios aos estudantes que venceram concurso acadêmico

Por Divulgação

Postado em 28/08/2024 05:22:21

Representantes do Movit e professores da Univates entregaram prêmios aos estudantes que venceram concurso acadêmico.

Divulgação

Na noite de 23 de agosto, sexta-feira, representantes do Movimento pela Vida no Trânsito (Movit), de Arroio do Meio, e professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates entregaram os prêmios do concurso acadêmico “Desenvolvimento de Projeto de Simulador de Capotagem” aos estudantes do curso de Engenharia Mecânica vencedores da competição.

Estiveram presentes no evento Liselena Bersch Neumann, ligada ao Movit, os professores Manfred Costa, Rafael Crespo Izquierdo e Tiago Weizenmann, além dos alunos Adam dos Santos, Felipe Miguel Eidelwein, Rafael Bertamoni, Pedro Henrique Lord, Jean Pierre Follmer e Vicente Herdina.

O projeto desenvolvido por Santos, Eidelwein e Bertamoni ficou em primeiro lugar e foi escolhido para a fabricação futura do simulador, que será usado em eventos e em outras ações para fortalecer a educação e a segurança no trânsito, especialmente de crianças e adolescentes de Arroio do Meio e de outras cidades da região. A equipe também foi premiada com R$ 3 mil. O projeto de Lord, Follmer e Herdina conquistou o segundo lugar no concurso e recebeu prêmio de R$ 1 mil.

O professor Manfred Costa, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Univates, explica por que concursos como esse contribuem para a qualificação acadêmica dos estudantes. “Vejo que é uma oportunidade de os alunos lidarem com uma situação-problema específica e criarem soluções a serem implementadas. Nesse caso, existe um senso de responsabilidade muito maior por parte dos graduandos, que realizam projetos em suas áreas de estudo buscando desenvolvê-los de forma adequada e segura. Além disso, há um incentivo para que os projetos tenham como objetivo a melhoria da sociedade como um todo”, comenta.

O concurso

O concurso acadêmico “Desenvolvimento de Projeto de Simulador de Capotagem” foi realizado pela Univates em parceria com o Movit. O desafio fez parte do Programa Lab Aula+ e contemplou áreas multidisciplinares, com foco na engenharia e na segurança dos passageiros no trânsito.

Univates divulga equipes vencedoras de concurso acadêmico que propôs o desenvolvimento de um simulador de capotagem

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Concurso enfocou a engenharia e a segurança dos passageiros no trânsito.

Divulgação

Escolha uma formação