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Ensino Fundamental e Médio

II Seminário Nacional de Práticas de Alfabetização será realizado pela Univates e Unijuí em 12 de setembro

Por Divulgação

Postado em 28/08/2024 05:18:54


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Em uma iniciativa conjunta, a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) promovem, no dia 12 de setembro de 2024, o II Seminário Nacional de Práticas de Alfabetização.  

O evento faz parte do projeto Alfabeletrando - Laboratório de Alfabetização e visa compartilhar e discutir diferentes práticas de alfabetização nas áreas de linguagem e matemática. O Seminário, que será realizado de forma on-line, terá sua programação transmitida pela plataforma Univates Ao Vivo, com início às 19h. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, sendo necessário realizar a inscrição neste link.

O projeto Alfabeletrando, que começou em 2022, tem como objetivo inovar as práticas pedagógicas de alfabetização em diversas regiões do Brasil. Até o momento, as atividades foram realizadas em Lajeado, Travesseiro e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Nova Mutum, no Mato Grosso, beneficiando cerca de mil crianças. 

O Seminário reunirá virtualmente docentes das diferentes cidades, estudantes de cursos de licenciatura, representantes das Secretarias Municipais de Educação de Lajeado, Garibaldi e Travesseiro, além de mais de 100 professoras que atuam diretamente com as crianças envolvidas no projeto. O evento é uma oportunidade para a troca de experiências e o fortalecimento das práticas pedagógicas entre os profissionais da educação.

“Sabe-se que há uma preocupação muito grande em relação aos índices de alfabetização no país. Sabe-se também que tanto o governo federal quanto o estadual vêm investindo em ações para melhorar esses índices. Nesse movimento em prol da alfabetização, participamos, representando a Univates, a professora Kári Forneck e eu, do Alfabetiza Tchê, a convite da Secretaria de Educação do Estado - Seduc, para abordar temas como identificação do princípio alfabético, desenvolvimento da consciência fonêmica, fluência e compreensão leitora - temas de fundamental importância para o processo de alfabetização”, explica a docente Grasiela Bublitz, coordenadora do Alfabeletrando. 

“Esses temas são a base do Alfabeletrando, projeto da Univates desenvolvido em parceria com as equipes de educação de alguns municípios. Portanto, nada melhor do que promover a troca de saberes e de experiências exitosas com professores alfabetizadores e conhecer trabalhos consistentes e que deram certo. E é isso que faremos no nosso II Seminário de Práticas de Alfabetização. Equipes de alfabetizadores de diferentes regiões do estado estarão apresentando suas práticas e promovendo reflexões sobre os processos de leitura e escrita das crianças”, complementa ela. 

Divulgação

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