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Internacionalização

Professora da Univates é a única de instituição comunitária selecionada para bolsa Fulbright nos EUA

Por Lucas George Wendt

Postado em 28/08/2024 10:49:29


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A professora Suzana Feldens Schwertner, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), foi uma das dez selecionadas no Brasil para participar do programa de bolsas Fulbright, nos Estados Unidos (EUA). Entre os escolhidos, ela se destaca como a única representante de uma instituição comunitária e a única na área de Ensino/Educação, reafirmando a excelência e a relevância das instituições comunitárias no cenário acadêmico internacional.

Durante os próximos quatro meses, Suzana desenvolverá sua pesquisa “Pesquisando com jovens e imagens: a experiência de ser ensinado” na Arizona State University, no Mary Lou Fulton Teachers College, sob a orientação do professor Gustavo Fischman. O período da bolsa vai de 2 de setembro a 22 de dezembro de 2024. 

O Programa Fulbright, reconhecido como o principal programa de intercâmbio educacional internacional patrocinado pelo Governo dos Estados Unidos, visa a promover o entendimento mútuo entre os povos de diferentes nações. Desde sua criação em 1947, tem sido importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de acadêmicos em todo o mundo. No Brasil, a administração do programa é realizada pela Comissão Fulbright, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Divulgação/Acervo pessoal

Para Suzana, essa conquista representa um marco pessoal, mas também destaca o potencial do Fulbright para a internacionalização e o intercâmbio de conhecimentos, especialmente em regiões onde o programa ainda é pouco conhecido, como o interior do Rio Grande do Sul. “É a primeira vez que a Univates participa dessa parceria, o que torna esse momento ainda mais especial”, ressalta a professora.

O projeto de pesquisa iniciou em janeiro de 2024 e faz parte de uma investigação que já se estende por 10 anos, quando a professora foi contemplada no Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. “Naquele momento, escutamos estudantes concluintes do 3º ano do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental sobre as funções da escola em suas vidas. Eles produziram fotografias e foi desenvolvida a técnica da fotoelicitação, quando o debate coletivo se produz por meio de imagens”. 

Essa foi uma das aprendizagens que a pesquisadora trouxe consigo na bagagem quando realizou uma parte de seu doutorado nos Estados Unidos. Agora, em 2024 e também em 2025, o grupo de pesquisa seguirá escutando os egressos após 5 anos de sua saída da escola, para conhecer suas trajetórias e discutir sobre as imagens produzidas por eles naquela época, com o objetivo de refletir sobre os efeitos da escola em suas vidas.  

O tempo de pesquisa nos Estados Unidos servirá como momento para aprofundar os estudos sobre a cultura visual e suas relações com a pesquisa no ensino e na educação, buscando aprimorar a metodologia de investigação.

Trajetória acadêmica

Suzana é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ‒ Ufrgs (2001) e doutora em Educação pela Ufrgs (2010), com período de doutorado sanduíche na Arizona State University (ASU), Estados Unidos. Também tem pós-doutorado em Educação pela Ufrgs (2011). 

Atualmente é professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates, nas linhas de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino; Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq: Juventudes, Imagem e Educação. Também é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CNPq). 

Além da bolsa Fulbright, a docente também tem o apoio da Univates, por meio do Edital 001/2023 - “Ações de fomento à internacionalização de docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação – PPGs – Mobilidade de longa ou curta duração” -, ao qual ela concorreu em 2023 o qual permitiu a continuidade das pesquisas. 

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