Saúde

Univates e Prefeitura de Encantado oferecem apoio psicossocial a famílias atingidas por enchentes

Postado em 28/08/2024 05:20:30

Como parte de um contrato de mapeamento de conjuntos habitacionais, a Prefeitura de Encantado iniciou neste ano um trabalho psicossocial que já apresenta resultados promissores na assistência a famílias atingidas pelas enchentes de setembro e novembro de 2023. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidade do Vale do Taquari - Univates

O projeto tem como objetivo oferecer suporte às famílias afetadas, garantindo uma transição mais tranquila para novas habitações. O trabalho psicossocial é liderado por uma equipe multidisciplinar coordenada por profissionais da Universidade, composta por assistentes sociais, psicólogos e estagiários, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Encantado.

Na primeira fase, o foco está no apoio matricial, abordagem que visa a integrar as equipes profissionais para otimizar o atendimento. O apoio matricial busca:

- construção de ações de cuidado em grupos/coletivos;

- discussão de casos complexos para melhorar o atendimento individualizado;

- diagnóstico das necessidades das equipes, das famílias abrigadas e dos abrigos temporários (infraestrutura);

- mapeamento das famílias que serão beneficiadas pelos programas habitacionais, para definição do programa pelo qual a família será beneficiada, a partir dos critérios de cada programa e/ou do município;

- assessoria na elaboração de documentos necessários para a implementação desses programas.

Com o avanço dos projetos habitacionais, a equipe de apoio psicossocial está se preparando para a próxima fase do projeto: o levantamento do perfil das famílias para garantir que a realocação ocorra com o menor impacto possível, o que inclui a análise dos aspectos socioeconômicos, da composição familiar e de particularidades não previstas nos programas habitacionais, garantindo que as novas moradias atendam às necessidades específicas de cada família.

À medida que os programas habitacionais entram em fase de implementação, a expectativa é de que a iniciativa continue a gerar impacto positivo.

A comunidade de Encantado tem sido importante para o bom andamento do projeto, pois a colaboração entre as entidades locais, os profissionais envolvidos e as famílias impactadas se mostra relevante para a construção de soluções que respeitem as especificidades de cada caso.

Professora Gisele Dhein

Lucas George Wendt

“Neste momento, ainda estamos no apoio à equipe (apoio matricial). O trabalho direto com as famílias ainda não foi realizado pela equipe da Univates. Os principais desafios são: compreender as particularidades das políticas habitacionais; e o trabalho interprofissional e intersetorial. Esses desafios são superados mediante reuniões e conversas entre as pessoas e as equipes envolvidas e, principalmente, o compartilhamento do que cada um faz, assim como o que cada área/setor tem como responsabilidade”, detalha a professora Gisele Dhein.

“Identificamos uma resposta às inundações de maio deste ano com melhor organização à resposta ao desastre de setembro de 2023. Ao discutirmos casos/situações coletivamente, entendemos que estamos contribuindo para uma melhor compreensão por parte das equipes envolvidas sobre as particularidades da resposta a um desastre”, informa Gisele.

“Os critérios utilizados são os das leis e portarias dos programas habitacionais. Neste momento, ainda estamos na fase de mapeamento das famílias a partir dos critérios estabelecidos, visto que alguns programas tiveram seus critérios definidos apenas em junho/julho deste ano. Criamos, com a equipe da Assistência Social do município, um formulário/cadastro, levando em conta os critérios/detalhes que são necessários para que se estabeleça qual família se enquadra em qual programa habitacional”, explica a docente.

“Avalio a inserção da Univates de modo muito positivo. As áreas de Arquitetura e Psicologia têm contribuído positivamente no processo, trazendo conhecimentos teórico-técnicos importantes. Além disso, a academia/ciência tem a responsabilidade de contribuir com suas pesquisas e conhecimentos junto à comunidade. Além disso, muitas das ações necessárias neste momento eram desconhecidas pelas equipes dos municípios, podendo a equipe da Univates contribuir com a construção dos processos de trabalho e/ou conhecimentos necessários”, finaliza.

Para mais informações sobre o projeto e como participar das iniciativas comunitárias, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Encantado, pelo telefone (51) 3751-0100.

Escolha uma formação

Graduação presencial