A Semana Acadêmica do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates começou na noite de segunda-feira, 26 de agosto, marcando os 25 anos do curso e o recebimento do Selo OAB Recomenda. O evento, que se estende até 30 de agosto, contará com diversas atividades voltadas para os acadêmicos de Direito.
O principal objetivo da semana é proporcionar aos estudantes uma imersão em temas variados da área jurídica. As palestras abordarão assuntos como atividade extrajudicial, direito eleitoral e a aplicação da inteligência artificial no campo jurídico, com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A abertura oficial, no dia 26 de agosto, começou com um coquetel comemorativo exclusivo para convidados.
Em seguida, ocorreu uma solenidade no auditório do Prédio 7, que reuniu representantes da OAB, ex-professores, diplomados, autoridades judiciais, professores e acadêmicos de Direito para celebrar os 25 anos do curso. A cerimônia contou com discursos da reitora da Univates, professora Evania Schneider, da primeira coordenadora do curso de Direito, Beatris Francisca Chemin, e do advogado Caio Daiello, representante dos alunos das primeiras turmas do curso de Direito da Univates.
Durante seu discurso, Evania Schneider dedicou a celebração dos 25 anos do curso ao Professor Emérito Roque Bersch, que faleceu na segunda-feira. Ela também agradeceu a todos os professores e acadêmicos do curso.
Não teria razão a Universidade existir se não fossem as pessoas que acreditam na educação e na formação de qualidade que entregamos aqui. Obrigada a cada um e a cada uma que escolheu a Univates para fazer sua formação, para realizar seus sonhos e poder seguir essa profissão tão linda que vocês escolheram. Desejo vida longa ao nosso curso de Direito, destacou.
Beatris, por sua vez, relembrou o processo de instalação do curso, ressaltando que na época não existia a infraestrutura que existe hoje e que os advogados da região doaram livros para montar a biblioteca. Pessoalmente, eu sinto orgulho de ter participado dessa trajetória. Costumo dizer que, quando faço um retrospecto da minha carreira, um dos maiores desafios foi trabalhar na implantação do curso de Direito. Tudo era novo. Não tínhamos esta infraestrutura que existe agora. Desejo que os atuais alunos e professores, e todos os envolvidos, se mantenham firmes e trabalhem com muito empenho nesta missão social em prol do melhor para nossa sociedade.
Representando os diplomados das primeiras turmas, o advogado Caio Daiello destacou: Pensando naquele início de curso, tínhamos incertezas se teríamos uma boa formação, se seríamos bem preparados para o mercado de trabalho, como nos sairíamos na prova da OAB e como seria nossa aceitação. Acredito que, depois desses 25 anos, formou-se uma cultura jurídica aqui em Lajeado a partir do curso de Direito. É uma formação mais humana e preocupada com os problemas reais. Hoje posso dizer que recebemos uma formação de excelência aqui e agradeço à Univates, pois fiz toda a minha formação aqui.
Após os discursos, houve a entrega do Selo OAB Recomenda, recentemente conquistado pelo curso. Na ocasião, o presidente da OAB Lajeado, Ronaldo Eckhardt, entregou o selo para a atual coordenadora do curso, professora Leila Hammes.
De acordo com Alessandra Glufke, secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), o selo de qualidade surgiu da necessidade de examinar a qualidade dos cursos jurídicos do País a partir de dados concretos, verificando quais cursos apresentam indicadores satisfatórios e quais precisam de atenção. O selo é concedido pelo Conselho Federal da OAB, após uma rigorosa avaliação que analisa aspectos como o desempenho dos alunos no Exame de Ordem, além de outros índices oficiais do Ministério da Educação.
Apenas 11 instituições no Rio Grande do Sul alcançaram o selo de qualidade OAB Recomenda neste ano. Acompanhei a dedicação da Univates para a obtenção desse selo. Parabenizo a todos e à Univates por todo esse empenho e compromisso com o ensino na comunidade. Sigam em busca de novos patamares de excelência, afirmou Alessandra.
O presidente da OAB Lajeado, Ronaldo Eckhardt, também expressou seu orgulho. A OAB Lajeado se sente orgulhosa em saber que a comunidade regional pode frequentar um curso tão altamente qualificado.
O evento seguiu com a palestra Procedimentos extrajudiciais e digitais de notas e de registros públicos englobando Registro de Imóveis, Tabelionato e Registro de Títulos, ministrada pela Dra. Juliana Follmer Bortolin Lisboa, registradora de imóveis, e pelo Dr. Décio Luís Battisti, tabelião substituto, com mediação dos professores da Univates Luciana Turatti e Renato Hilgert.
As atividades da Semana Acadêmica ocorrem presencialmente até o dia 29 de agosto, e no dia 30, de forma on-line. Mais informações e inscrições podem ser acessadas clicando aqui.
Confira a programação da Semana Acadêmica
No dia 27 de agosto, os participantes poderão acompanhar uma sessão de julgamento da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul (TRT/RS), com a presença de desembargadores e juízes.
Já no dia 28 de agosto, as palestras abordarão Questões processuais relacionadas com a perícia psicológica e Possíveis modificações no projeto de reforma do Código Civil.
O penúltimo dia de atividades, 29 de agosto, trará as palestras Dissuasão focada e o protocolo de enfrentamento aos homicídios no RS e Transparência e Segurança do Voto Eletrônico.
O evento encerrará no dia 30 de agosto com uma atividade virtual sobre IA Generativa na sala de aula. Apresentações culturais também estão programadas ao longo da semana.
Além disso, até 11 de setembro, a comunidade poderá prestigiar uma exposição em homenagem aos 25 anos do curso, no Espaço Arte do Prédio 7 da Universidade.