O vice-governador e presidente do Conselho do Plano Rio Grande, Gabriel Souza, esteve em Lajeado nesta sexta-feira, 23, para apresentar as ações desenvolvidas para reconstrução e resiliência climática após as enchentes no Rio Grande do Sul. A reunião da Câmara Temática de representantes das cidades que integram a Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e a Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) aconteceu no auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari - Univates.
Também participaram da reunião a reitora da Univates, Evania Schneider; o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella; o secretário-executivo do Conselho do Plano Rio Grande, Paulinho Salerno; e representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede).
Durante a abertura do evento, a reitora destacou a importância do encontro como um meio para todos os participantes tomarem conhecimento sobre o Plano. Parabenizo o Conselho por essa iniciativa e, principalmente, pela forma de governança que está sendo feita em relação a todo esse processo, com a criação dos Conselhos, das Câmaras Técnicas, inclusive com representatividade da área de educação. É um momento para conversarmos sobre a reconstrução, a busca pelo desenvolvimento e a recolocação econômica do nosso Estado. Assim como todos os nossos prefeitos sabem muito bem e todos os representantes das entidades que aqui estão, esta é a Universidade do Vale do Taquari e podem sempre contar conosco, afirmou Evania.
O vice-governador apresentou as ações que foram executadas e aquelas que estão em andamento, assim como as previstas, para atenuar os impactos causados pela situação de calamidade pública a curto, médio e longo prazo. Entre os projetos Souza citou a parceria com a Univates para revisão de Planos Diretores de sete municípios do Vale do Taquari afetados pelas enchentes no mês de maio.
O vice-governador ainda anunciou a prorrogação do prazo de encaminhamento de projetos, via Sistema de Cadastro de Demandas de Transferências Voluntárias, pelos municípios para integrarem o Plano Rio Grande. O cadastro dos projetos pode ser feito pelo site.