A Universidade do Vale do Taquari - Univates participou do Dia da Ciência e Mostra Científica Municipal em Carlos Barbosa, eventos que ocorreram de 21 a 23 de agosto, com a presença do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Universidade. Organizada pela Secretaria Municipal da Educação de Carlos Barbosa, a iniciativa visa promover a ciência e a educação. Centenas de pessoas visitaram o espaço da Univates.
O MCN tem como missão produzir e disseminar conhecimento científico sobre o meio ambiente, com foco nas dinâmicas regionais, além de servir como um importante espaço de educação e divulgação científica. A participação em eventos como Dia da Ciência e Mostra Científica Municipal reforça o compromisso do MCN em expandir a difusão do conhecimento científico para as mais diversas comunidades do entorno da região do Vale do Taquari.
As atividades foram realizadas no pavilhão cedido pelo grupo Tramontina, onde tradicionalmente ocorre a feira Feito em Barbosa durante o Festiqueijo. A rua coberta, que abrigou exposições dos museus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Univates, foi um dos principais pontos de visitação, especialmente por estudantes e público em geral.
O Centro Educacional Ivo Tramontina também foi palco de palestras durante o evento. Na sexta-feira, 23, as atividades começaram às 8h, com a chegada da centelha do fogo simbólico na rua coberta às 10h30min, seguida pela apresentação da Banda de Latas da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral - EMEFTI Santa Luiza às 13h30min. O encerramento da Mostra Científica aconteceu às 18h.
Sobre o Museu de Ciências Naturais
Com 22 anos de história, o MCN da Univates já recebeu mais de cem mil visitantes, oferecendo a oportunidade de aprendizado em ciência por meio de seus acervos e exposições. O museu possui mais de 135 mil itens em suas coleções, que são parte integrante do patrimônio do Vale do Taquari.
Além de ser um espaço de iniciação científica e capacitação técnica para estudantes de graduação e pós-graduação, o MCN também presta serviços de assessoria e consultoria para a comunidade regional em áreas como arqueologia, história regional, preservação de fontes históricas, acarologia, botânica, ecologia, paleobotânica e zoologia.