Univates oferece vagas para interessados em estudar com Fies

Por Antônio Luiz Marini Marchi

Postado em 22/08/2024 04:16:55

Para ampliar o acesso ao Ensino Superior, a Universidade do Vale do Taquari - Univates volta a oferecer vagas para interessados em aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa do Ministério da Educação (MEC) financia cursos superiores não gratuitos e possibilita ao estudante pagar uma parcela mensal com valor reduzido e, após a conclusão do curso, realizar a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com sua realidade financeira.

O sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção é de responsabilidade do governo federal, portanto os candidatos devem estar atentos aos prazos e critérios estipulados pelo programa. A Univates ofertará vagas para todos os cursos de graduação presenciais, exceto Medicina.

Inscrições

As inscrições para o Fies devem ser realizadas de 22 a 27 de agosto, exclusivamente pelo site. O resultado será publicado no dia 9 de setembro, quando os candidatos terão solicitada a complementação das documentações. A convocação da lista de espera será realizada de 16 setembro a 29 de outubro.

Clique aqui para ler o edital 2024B do Fies

Quem pode participar

- Candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 até a edição de 2023, com nota válida e média igual ou superior a 450 pontos, e que não tenha zerado a prova de redação. Não serão válidas as notas de candidatos que tenham participado do Enem como "treineiro".

- Candidato que possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Fies Social

Serão reservadas 50% das vagas para candidatos que possuam renda familiar per capita de até 0,5 salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal - CadÚnico. O candidato que estiver apto será identificado automaticamente no sistema do Fies, a partir de seu CPF e da situação cadastrada no CadÚnico em 11 de maio de 2024. Neste caso, o candidato poderá solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela Instituição de Ensino Superior (IES).

Mais informações sobre como estudar na Univates com Fies podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br, pelo WhatsApp (51) 3714-7043 ou no site. Quem já está matriculado na Univates também pode entrar em contato pelo e-mail atendimento@univates.br, pelo telefone 0800 707 0809, pelo WhatsApp (51) 3714-7000 ou pessoalmente, na sala 310 do Prédio 9.

Antônio Luiz Marini Marchi

Escolha uma formação