Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Técnicos

Alunos do técnico em Publicidade da Univates participam de palestra com o fundador do portal “Razões para Acreditar”

Por Lucas George Wendt

Postado em 21/08/2024 11:38:59


Compartilhe

Márjorie Lutz da Costa

No dia 15 de agosto de 2024, cinquenta alunos do curso técnico em Publicidade da Universidade do Vale do Taquari - Univates tiveram a oportunidade de participar de uma atividade promovida pela instituição. O evento contou com a presença de Vicente Carvalho, fundador do portal de notícias positivas "Razões para Acreditar", que esteve acompanhado por sua equipe para compartilhar a trajetória e os bastidores de um dos projetos mais inspiradores do Brasil.

Durante o bate-papo, Vicente Carvalho relatou a história do "Razões para Acreditar", desde o seu início até as mudanças estratégicas que levaram o projeto a se destacar nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde o portal construiu uma comunidade engajada que pode ser considerada um case. Ele enfatizou a importância do branding e como a conquista da confiança do público foi um processo importante para o crescimento da plataforma.

Os estudantes puderam conhecer em detalhes como o portal seleciona e valida as histórias que publica. Vicente explicou que a equipe do "Razões para Acreditar" possui profissionais dedicados à análise das histórias, incluindo a verificação de documentos e depoimentos, assegurando que todas as informações compartilhadas sejam verificadas. Além disso, ele falou sobre o "Projeto Voa", uma iniciativa do portal que realiza vaquinhas para ajudar pessoas em situação de necessidade, com a garantia de que os fundos arrecadados sejam utilizados de forma transparente e conforme os contratos firmados.

Vicente também abordou a sustentabilidade da plataforma, explicando como o portal se mantém financeiramente por meio de parcerias publicitárias. Outro ponto relevante foi a importância de estar presente em múltiplos canais de comunicação. O gestor compartilhou a experiência da queda temporária da conta do "Razões para Acreditar" no Instagram há dois anos, o que reforçou a necessidade de diversificação das plataformas, incluindo o retorno às origens do blog, que continua sendo uma parte significativa do projeto.

A visita de Vicente Carvalho à Lajeado e ao Vale do Taquari - que incluiu a passagem por Lajeado - também teve um propósito humanitário. O "Instituto Razões para Acreditar" está realizando uma ação na região do Vale do Taquari, distribuindo kits de eletrodomésticos para famílias afetadas pelas enchentes ocorridas em maio deste ano. A parceria com a empresa Bombrick, de Lajeado, possibilitou a entrega de geladeiras, fogões, roupeiros, camas e lavadoras de roupas às famílias que perderam tudo nas enchentes.

A palestra na Univates foi organizada graças à proximidade do Instituto com uma das professoras do curso técnico em Publicidade da Univates - Barbara Correa -, e proporcionou aos alunos uma visão prática do  impacto positivo que a comunicação e o marketing voltados à causas podem ter na sociedade.

A estudante Manuela Bortolini, 20 anos, de Lajeado diz que “Ao ouvir Vicente, fiquei encantada com a maneira como sua equipe aplicou um vasto conhecimento em práticas publicitárias para conquistar a confiança do público de forma tão natural, utilizando informações reais, algo essencial no cenário atual. Como redatora e profissional de storytelling, surpreendeu-me a forma como o projeto "Razões" conta a história de alguém do ponto de vista do público, por meio de roteiros, vídeos e textos”, diz ela. 

“Como mencionei anteriormente, considero isso uma forma de publicidade, mas uma publicidade voltada para causas sociais e para o bem-estar do próximo. Foi fascinante ver como apenas as palavras de Vicente conseguiram me convencer tão que, na manhã seguinte, escrevi um longo texto sobre a história do "Razões", compartilhando com amigos e familiares, incentivando-os a doar e ajudar da forma que pudessem, movida pela emoção que a história despertou em mim. Para mim, este é um exemplo de publicidade feita de forma natural e inteligente, com um propósito maior, um propósito que considero bonito e importante, algo que gostaria de realizar em minha trajetória profissional”, explica a jovem.

“Um dos casos que mais me marcou durante a palestra foi o vídeo que Vicente mostrou, no qual o "Razões" conseguiu arrecadar doações para melhorar as condições de moradia de um vizinho de uma das integrantes da equipe. Essa história me lembrou da situação vivida durante a enchente de maio deste ano, quando várias famílias perderam tudo e ficaram sem ter onde morar”, lembra a estudante. “Assim como o "Razões" mobilizou seu público pelas redes sociais para realizar esse projeto, aqui no Rio Grande do Sul, os veículos de comunicação também desempenharam o papel de mobilizar pessoas de todo o país e do mundo para ajudar os desabrigados. Isso reforça, mais uma vez, o poder da comunicação e da publicidade em causas sociais. Durante a conversa, tive várias ideias de projetos nos quais posso aplicar essa estratégia, e certamente pretendo colocá-las em prática no futuro”, projeta ela. 

“Aprendi também que não existe uma fórmula mágica; cada meio de comunicação pode ser favorável para uma estratégia específica. O essencial é experimentar, descobrir o que funciona e trabalhar com base nessas informações. Pretendo aplicar essas percepções ao longo da minha trajetória, especialmente quando decidir empreender no futuro”.

Márjorie Lutz da Costa

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar