Extensão

Voluntários do projeto Clown da Univates participam de oficina com a ONG Palhaços Sem Fronteiras

Por Divulgação

Postado em 15/08/2024 04:18:36

Nos dias 09 e 10 de agosto, 20 voluntários do projeto “Clown - E seu sorrir!?”, promovido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, participaram de oficinas ministradas pela Organização Não Governamental (ONG) Palhaços Sem Fronteiras. Essa ONG, conhecida por realizar espetáculos e oficinas de palhaçaria e artes circenses em zonas de conflito e de desastres ambientais, esteve no Vale do Taquari para desenvolver um trabalho com as comunidades atingidas pelas enchentes. Durante a visita, a ONG se uniu ao projeto Clown da Univates para compartilhar suas experiências.

A formação enfocou duas metodologias: “O jogo como ferramenta pedagógica” e “Liderando através de risos e jogos”. Ambas buscaram ampliar o conhecimento dos participantes e diversificar as abordagens dos clowns em diferentes cenários.

Para a coordenadora do projeto, professora Marinês Pérsigo Morais Rigo, a experiência foi transformadora. “A vivência dos Palhaços Sem Fronteiras é algo ímpar. Eles nos mostraram que as ações permitem que crianças, jovens e adultos criem memórias afetivas e positivas, mesmo diante de cenários traumáticos”, destacou.

Joana Ecco, voluntária do projeto e conhecida como doutora Floriana, reforçou a importância do encontro. “Participar deste encontro foi uma oportunidade extraordinária para aprender novas ferramentas, dinâmicas e abordagens com profissionais que têm muita experiência na arte de se relacionar com o outro de forma humanizada e que comprovam que é possível, por meio do riso e do voluntariado, transformar um momento de tristeza em um momento de esperança e de amor”, disse a voluntária.

Joana também ressaltou o impacto pessoal da experiência. “A oficina também teve forte influência na minha formação enquanto voluntária e, também, na vida pessoal de cada participante, pois nos mostrou que o clown se trata de acolhimento, coletividade, sensibilidade, doação e confiança ‒ traços que, inevitavelmente, fazem de nós seres mais humanos. Juntos, por meio do riso, podemos transformar realidades”, concluiu.

Por sua vez, a voluntária Carla Saticq, mais conhecida como doutora Historieta, destacou que a oficina proporcionou muitos aprendizados. “Passamos por jogos e reflexões muito pertinentes, os quais irão contribuir muito para nossas vivências como clowns. Trabalhamos com alegria, diversão, afeto, respeito e combinados, buscando construir um espaço seguro e sensível para, principalmente, sermos quem somos. Assim, no coletivo, conseguimos transformar nossas individualidades em grandes potências”, relatou.

Escolha uma formação

Graduação presencial