Extensão

Univates promove oficinas abertas à comunidade para formação de trabalho com arquivo e digitalização de documentos escolares

Por Fabien Barral/Unsplash

Postado em 13/08/2024 20:22:16

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está promovendo um evento voltado para a formação e experimentação no trabalho com arquivos escolares, como parte do projeto "Brocantes: palavras e coisas da escola". Este projeto, iniciado em 2022, busca criar um arquivo público de documentos escolares produzidos desde o início do século XX, oferecendo recursos para pesquisadores das áreas de História, Educação, Arquivologia, Museologia e Memória e demais interessados.

O evento, intitulado "Um Arquivo e Um Mate", ocorrerá em duas datas distintas e tem com objetivo envolver os participantes em atividades teóricas e práticas. No primeiro dia, 31 de agosto de 2024, das 10h às 12h, será realizada uma oficina de formação para o trabalho com arquivos. Este encontro acontecerá de forma online via Google Meet. Já no segundo dia, 14 de setembro de 2024, das 9h às 12h, ocorrerá uma oficina de experimentação com arquivos, que será realizada presencialmente na Sala 202 do Prédio 7 - Laboratório de Pedagogia da Univates.

Para participar do evento, é necessário se inscrever por meio deste link. A presença no primeiro encontro é obrigatória para a participação no segundo. Os organizadores incentivam os participantes a trazerem seu mate, promovendo um ambiente de troca cultural e conexão entre os presentes.

Não é necessário ter experiência com digitalização ou práticas de arquivo e tratamento documental para participar.

Saiba mais

O "Brocantes: palavras e coisas da escola" é um projeto em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM) da Univates, que busca responder à pergunta: "O que os documentos nos dizem sobre a escola?". Os documentos produzidos, além de refletirem informações sobre seus criadores, trazem indícios sobre as condições em que foram criados. Com resultados preliminares já disponíveis, o projeto visa compilar documentos escolares de diferentes épocas e locais, criando uma fonte de pesquisa acessível para toda a comunidade interessada.

Colaboração e parcerias

O projeto é liderado pelo grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates. Conta também com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Divulgação

Escolha uma formação