Oito estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão se preparando para realizar intercâmbio acadêmico no segundo semestre de 2024. Os acadêmicos, que viajarão entre os meses de agosto e setembro para Portugal, Espanha, Colômbia e Canadá, já sentem a ansiedade e a expectativa de vivenciar novas culturas, aprimorar seus conhecimentos e desenvolver habilidades importantes para suas futuras carreiras.
O estudante de Engenharia de Software Fernando Zanatta Kolling está de malas prontas para embarcar para o Canadá. Ele foi contemplado com uma bolsa de estudo do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) e irá estudar na Concordia University of Edmonton. A ideia de fazer um intercâmbio surgiu ainda quando eu estava no Ensino Médio. Sempre tive interesse pela língua inglesa e pelos países onde ela é falada. Quando me tornei aluno da Univates, comecei a receber e-mails sobre mobilidade acadêmica e decidi que, em algum momento, viajaria, recorda Kolling.
As expectativas que cercam a mudança temporária de Kolling para um país da América do Norte são grandes. Acredito que vou conseguir me desenvolver pessoal, profissional e culturalmente. Espero ter oportunidades que não teria se não realizasse o intercâmbio, como a possibilidade de sair da minha zona de conforto e aprender com situações do dia a dia. Ao retornar ao Brasil, pretendo colocar todos os aprendizados em prática e compartilhá-los com as pessoas à minha volta, comenta o estudante.
Acadêmico do curso de Relações Internacionais, Bernardo Costa também está ansioso para viver uma temporada no exterior. Ele irá estudar na Universidad Pedagógica Nacional, na Colômbia. Tenho a intenção de participar do programa de intercâmbio da Univates desde que ingressei na Universidade. Agora, com o sonho se tornando realidade, espero que essa experiência me proporcione o contato com culturas diferentes e o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, afirma Costa.
Durante o intercâmbio, pretendo aprimorar minha proficiência no espanhol por meio da imersão total no idioma local. Além disso, desejo vivenciar a rica cultura colombiana, aprendendo sobre costumes, tradições, gastronomia e educação. Estou ansioso para conhecer pessoas novas e criar uma rede de contatos que pode ser útil no futuro. Espero ganhar independência e maturidade para lidar com diferentes situações em um ambiente novo, acrescenta o acadêmico.
A gerente do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Univates, Viviane Bischoff, explica que o intercâmbio acadêmico contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ela destaca os pontos positivos da experiência em relação à ampliação dos horizontes acadêmicos e culturais. Viver um semestre no exterior tem sido um diferencial competitivo para os estudantes da Univates. Além da qualificação técnica, a experiência no campo comportamental traz um crescimento diferenciado, permitindo que o estudante se experimente em situações diversas, com pessoas de culturas contrastantes, barreiras linguísticas e desafios diários, comenta Viviane.
Saiba mais sobre o programa de mobilidade acadêmica internacional da Univates e faça intercâmbio em 2025A
O programa de mobilidade acadêmica internacional da Univates proporciona aos estudantes de cursos de graduação e técnicos a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras em universidades e instituições parceiras ao redor do mundo. Para alguns destinos, são oferecidas bolsas de estudo que podem ajudar a cobrir parte das despesas.
Os processos seletivos para mobilidade acadêmica em 2025A estão com inscrições abertas. Clique aqui e aqui para ler os editais com informações sobre destinos disponíveis, requisitos para candidatura, prazos de inscrição e detalhes sobre as bolsas de estudo oferecidas.
Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.