Graduação

Estudantes da Univates participam de palestra com jornalista da Nature

Por Divulgação

Postado em 12/08/2024 20:26:50

Os estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates tiveram uma oportunidade especial em 8 de agosto, ao participarem de uma palestra com Mariana Pereira Lenharo, jornalista que escreve sobre ciência para a prestigiosa revista Nature. A jornalista esteve na região para realizar uma reportagem especial sobre as enchentes que ocorreram em 2024, abordando as consequências psicológicas desse fenômeno climático na região do Vale do Taquari.

O evento foi organizado para os componentes curriculares de Comunicação Integrada, Teorias da Comunicação e Comunicação Institucional, dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. No entanto, o convite foi estendido a todos os alunos dos dois cursos, permitindo a participação de estudantes que não tinham aulas programadas para o dia, mas que estavam interessados na palestra. "Esse momento de troca é sempre muito bacana. Conhecer um pouco mais dessas experiências internacionais faz com que o nosso estudante possa ampliar ainda mais as possibilidades de futuro na área", destaca o coordenador dos cursos, professor Marcus Staudt.

Divulgação

Mariana Lenharo, que possui um extenso currículo, trouxe uma perspectiva de atuação internacional para os alunos da Univates. Residente atualmente em Nova Jersey, nos Estados Unidos, ela se especializou na cobertura de ciência e saúde, com uma carreira que abrange temas que vão desde a astrofísica e neurociência até mudanças climáticas e saúde pública. Seu trabalho já apareceu em publicações de destaque, como Scientific American, Undark, Nature, Elemental, Amazon Science, Mother Jones, BBC News Brasil e Folha de São Paulo.

Antes de sua carreira internacional, Mariana trabalhou como repórter na seção de ciências do jornal brasileiro O Estado de S. Paulo e no site de notícias G1, do grupo Globo. Ela é bacharel em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Jornalismo Científico pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Com o diplomado em Jornalismo pela Univates Lucas George Wendt, Mariana atuou na diretoria da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência - RedeComCiência.

Durante a palestra, Mariana compartilhou suas experiências como jornalista científica. Os estudantes da Univates aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas e aprender mais sobre a prática do jornalismo científico e a cobertura de eventos climáticos. A palestra também estimulou discussões sobre o papel dos jornalistas em informar o público sobre questões ambientais em eventos críticos como os que a região do Vale do Taquari tem passado.

Divulgação

Escolha uma formação