Ciência

Tese do PPGAD dá origem a livro com prefácio assinado por José Graziano, ex-diretor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura

Por Divulgação

Postado em 12/08/2024 20:28:38

No dia 29 de julho de 2024, a 62ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), realizada na Universidade Federal de Tocantins (UFT), serviu de palco para o lançamento de um livro sobre desenvolvimento rural.

A obra é baseada na tese de doutorado de Erica Ribeiro de Sousa Simonetti, diplomada pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Sob a orientação da professora Júlia Elisabete Barden, o livro foi apresentado no evento como uma contribuição para o debate sobre a multifuncionalidade da agricultura familiar nos assentamentos rurais de Araguatins, Tocantins. O livro pode ser conferido neste link

Um novo olhar sobre o desenvolvimento rural

O livro aborda as interações entre os aspectos sociais, ambientais e econômicos do desenvolvimento rural, desafiando a visão tradicional que reduz o desenvolvimento rural à mera atividade agrícola. Segundo Simonetti, o desenvolvimento rural deve ser visto como um fenômeno multifacetado que considera a produção familiar, a transformação da paisagem rural e a multifuncionalidade da agricultura, com o objetivo de melhorar as condições de vida das famílias rurais.

A noção de desenvolvimento rural aplicada a um corte territorial, como os assentamentos rurais, é complexa, mas há consenso sobre quais aspectos devem ser considerados. O foco na multifuncionalidade valoriza tanto as características rurais quanto agrícolas, além de suas contribuições sociais e ambientais, destaca Simonetti.

A pesquisa de Simonetti, que utilizou uma abordagem qualiquantitativa, explorou 21 assentamentos rurais em Araguatins, com uma amostra de 63 famílias. Os resultados indicam que, embora todas as funções da multifuncionalidade da agricultura familiar não sejam totalmente manifestadas, há um potencial significativo para o desenvolvimento rural. Esse potencial pode ser maximizado por meio do apoio a programas de crédito, pesquisa, assistência técnica, extensão rural e comercialização.

Prefácio de uma autoridade global em segurança alimentar

O prefácio do livro foi escrito por José Graziano da Silva, diretor do Instituto Fome Zero. Conhecido por implementar o Programa Fome Zero no Brasil em 2003 e por ter ocupado o cargo de Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) por dois mandatos consecutivos (2012-2015 e 2015-2019), Graziano destacou a importância da pesquisa de Simonetti para o avanço do desenvolvimento rural sustentável.

SOBER 2024: um fórum de inovação e debate

A 62ª edição do Congresso da SOBER, com o tema "Bioeconomia, cadeias de valor e desafios do desenvolvimento regional", reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o Brasil e do mundo para discutir os avanços e desafios nas áreas de Economia, Administração e Sociologia Rural. Com mais de seis décadas de história, o evento é considerado um dos mais importantes do país em sua área.

Durante o congresso, a professora Júlia Elisabete Barden também apresentou um artigo desenvolvido pelo grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sustentabilidade, vinculado ao PPGAD da Univates. O artigo, intitulado "Indicadores de sustentabilidade para cooperativas agropecuárias: uma revisão sistemática de literatura", é fruto do trabalho entre Júlia, Alexandre de Souza Garcia, Fernanda Cristina W. Sindelar e Carlos Cândido da Silva Cyrne.

Escolha uma formação

Graduação presencial