Responsabilidade social

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo projetam e constroem móveis para doar para moradores atingidos pelas enchentes

Por Divulgação

Postado em 12/08/2024 12:18:25

Vinte e três estudantes do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates projetaram e construíram móveis para doar para moradores do bairro Conservas, em Lajeado, que foram atingidos pelas enchentes que ocorreram em maio. A atividade foi proposta no componente curricular Desafios da Construção Civil, que tem como objetivo promover a prática na área da construção civil por meio de vivências extensionistas e da introdução aos conceitos vinculados à futura profissão dos acadêmicos.

Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e ministrante do componente curricular, Cristiano Zluhan Pereira relata que, inicialmente, os alunos iriam projetar e construir equipamentos como parede de escalada, caixa de areia, gangorra, mesa de jogos e carrinhos para uma praça pública no bairro Conservas. “No entanto, as chuvas e inundações alagaram a área onde seriam implantados esses equipamentos. Assim, quando as aulas foram retomadas após os eventos climáticos, a turma decidiu que projetaria e construiria móveis de múltiplos usos (um roupeiro sem portas, duas camas de solteiro com paletes, uma prateleira, duas mesas de refeições com quatro lugares, quatro mesinhas de cabeceira, duas sapateiras, uma arara de roupas, um sofá sem estofamento e uma casinha de cachorro) para atender às necessidades imediatas de alguns moradores”, recorda o professor.

Estudantes projetaram e construíram móveis para doar para moradores atingidos pelas enchentes.

Divulgação

Os estudantes construíram os móveis em um curto espaço de tempo, dada a urgência da situação. “Os moradores que ganharam os móveis não precisaram investir na compra de objetos novos. Pelo fato de terem sido construídos com tábuas de madeira, os equipamentos doados são mais resistentes a possíveis novas inundações. O mobiliário foi projetado para ser provisório, mas isso não significa que ele não possa permanecer por mais tempo nas residências de algumas famílias”, explica Pereira.

O presidente da Associação do Bairro Conservas, Leopoldo Rodrigues do Nascimento, diz que as doações foram recebidas com muita gratidão pela comunidade. Ele e as famílias contempladas agradecem aos alunos, ao professor Cristiano e à Univates pelo gesto solidário.

A ação também foi positiva para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, que puderam se familiarizar com conteúdos de introdução e formação profissional (atribuições profissionais, ética, trajetória acadêmica e papel social do arquiteto e urbanista) e com noções básicas de execução de projetos.

“Mesmo sendo de baixa complexidade, o projeto desafiou os alunos a pensar em como executar as soluções e descrever e quantificar os materiais utilizados. Durante todo o processo de aprendizagem, os estudantes foram protagonistas nas decisões (definiram o tema do projeto e os prazos para entregar as tarefas, por exemplo). Quando tudo ficou pronto, deram-se conta de que conseguiram desenvolver um mobiliário de qualidade, apesar das circunstâncias (cenário emergencial). Foi uma troca muito significativa para todos”, conclui o coordenador.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Escolha uma formação

Graduação presencial