Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Professor Rogério José Schuck da Univates participa de Congresso Mundial de Filosofia em Roma e Encontro do CeNic

Por Pietra Darde

Postado em 08/08/2024 15:45:53


Compartilhe

O professor Rogério José Schuck, vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas, participou do XXV Congresso Mundial de Filosofia em Roma, na Itália, onde também se deu o encontro do International Center of Studies on Contemporary Nihilism (CeNic). O evento ocorreu entre os dias 1º e 8 de agosto, na Sapienza Università di Roma. 

Na segunda-feira, 5 de agosto, o docente da Univates integrou a mesa-redonda organizada pelo CeNic, apresentando o trabalho intitulado “A essência da técnica em tempos de tecnologias digitais: (re)pensando o modo de ser contemporâneo”. Já na quarta-feira, 7 de agosto, houve a sua participação em outra mesa-redonda: "Pensar em espanhol desde a América Latina", na qual apresentou o trabalho nominado “Olhar a partir de Gadamer para tempos de tecnologias digitais na América Latina”. Na ocasião, Schuck apresentou os resultados de sua pesquisa denominada “O ensino e a essência da técnica em tempos de Tdic”, vinculada ao macroprojeto “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”.

A pesquisa explora as mudanças provocadas pela técnica na vida contemporânea fundamentada no pensamento de Heidegger e Gadamer, com aproximações a Pierre Lévy. Durante a pandemia de Covid-19, a relação com o virtual se intensificou, revelando desafios no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação. O estudo busca entender como professores e alunos lidam com essa transformação e mudanças diante da construção do conhecimento, exigindo novas posturas e práticas no ensino.

Para Schuck, participar deste evento foi uma oportunidade para ampliar a internacionalização dos PPGs em que participa, representando a retomada dos encontros presenciais após a pandemia, além de estimular a produção acadêmica, trazer as discussões mais recentes à tona e ampliar a rede de relacionamentos e intercâmbios institucionais.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar