Pesquisa

Professor Rogério José Schuck da Univates participa de Congresso Mundial de Filosofia em Roma e Encontro do CeNic

Por Divulgação

Postado em 08/08/2024 12:26:56

O professor Rogério José Schuck, vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas, participou do XXV Congresso Mundial de Filosofia em Roma, na Itália, onde também se deu o encontro do International Center of Studies on Contemporary Nihilism (CeNic). O evento ocorreu entre os dias 1º e 8 de agosto, na Sapienza Università di Roma.

Na segunda-feira, 5 de agosto, o docente da Univates integrou a mesa-redonda organizada pelo CeNic, apresentando o trabalho intitulado “A essência da técnica em tempos de tecnologias digitais: (re)pensando o modo de ser contemporâneo”. Já na quarta-feira, 7 de agosto, houve a sua participação em outra mesa-redonda: "Pensar em espanhol desde a América Latina", na qual apresentou o trabalho nominado “Olhar a partir de Gadamer para tempos de tecnologias digitais na América Latina”. Na ocasião, Schuck apresentou os resultados de sua pesquisa denominada “O ensino e a essência da técnica em tempos de Tdic”, vinculada ao macroprojeto “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”.

A pesquisa explora as mudanças provocadas pela técnica na vida contemporânea fundamentada no pensamento de Heidegger e Gadamer, com aproximações a Pierre Lévy. Durante a pandemia de Covid-19, a relação com o virtual se intensificou, revelando desafios no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação. O estudo busca entender como professores e alunos lidam com essa transformação e mudanças diante da construção do conhecimento, exigindo novas posturas e práticas no ensino.

Para Schuck, participar deste evento foi uma oportunidade para ampliar a internacionalização dos PPGs em que participa, representando a retomada dos encontros presenciais após a pandemia, além de estimular a produção acadêmica, trazer as discussões mais recentes à tona e ampliar a rede de relacionamentos e intercâmbios institucionais.

Escolha uma formação

Graduação presencial