Institucional

Bancada Gaúcha no Congresso Nacional garante apoio às universidades comunitárias

Por Divulgação

Postado em 05/08/2024 15:23:18

Os reitores das instituições que formam o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), em reunião bastante prestigiada nesta segunda-feira (5), receberam a garantia de apoio dos deputados federais no Congresso Nacional.  A Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve representada pela reitora, professora Evania Schneider.

Na pauta, a regulamentação da Lei Nº 12.881/2013, que contempla diversas instituições de educação superior comunitárias no Brasil. Uma das proposições previstas na legislação, que ainda não saiu do papel, é a participação delas no orçamento da União para políticas públicas estudantis (bolsas de estudo), nos editais de órgãos governamentais de fomento e do Ministério da Educação.

“Investir nas nossas universidades é investir nas regiões onde elas estão inseridas, porque todo o dinheiro volta para as comunidades. Por isso, a aproximação com a bancada sela um compromisso importante para o fortalecimento da educação superior do RS”, destaca o presidente da entidade, reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn. Na conversa, os parlamentares reforçaram a importância de uma permanente relação com o Comung para estruturar projetos alinhados com as expectativas da entidade. No final, ficou acordado a elaboração de um manifesto para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Divulgação

A vice-presidente do Comung e reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Maria Dalmolin, salienta a eficácia do modelo comunitário e sua presença característica no Sul do país. Na fala aos parlamentares, reforçou a necessidade de colocar em prática a legislação que contempla os pleitos das Comunitárias.

“A lei está muito bem elaborada, mas não se tornou realidade desde que foi aprovada. Buscamos diferentes governos, ministérios, secretarias sempre buscando formas de que a legislação fosse cumprida. Tenho certeza de que, com esse passo que estamos dando hoje, vamos ter muitos avanços”, projeta a reitora.

Coordenador da bancada gaúcha no Congresso, o deputado Dionilso Marcon (PT) colocou o colegiado à disposição do Comung, e garantiu que a pauta será levada ao presidente Lula.

“Valorizamos demais o movimento das universidades comunitárias e tudo que representam para as regiões onde estão. Vamos trabalhar no congresso no total apoio aos projetos ligados ao tema”, salientou o parlamentar.

No café da manhã na Unisinos, em Porto Alegre, além de Marcon, estiveram presentes os deputados federais Alceu Moreira (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Daiana Santos (PT), Franciane Bayer (Republicanos), Luciano Azevedo (PSD), Márcio Biolchi (MDB), Pedro Westphalen (PP), Pompeo de Mattos (PDT) e Ronaldo Nogueira (Republicanos), além de representantes dos demais parlamentares e senadores gaúchos.

O encontro também contou com a presença dos deputados estaduais Claudio Branchieri (Podemos), Miguel Rosseto (PT), Nadine Anflor (PSDB) e Sofia Cavedon (PT). O presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Alejandro Guerreiro, representou a entidade na agenda. Na sequência, os reitores participaram de um almoço com o ministro Paulo Pimenta.

Joca Moura

Escolha uma formação